ASSERTIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA: EXPRESSANDO DESAGRADO E RECUSANDO PEDIDOS
Face às situações de risco a que estão expostos os adolescentes, como uso de drogas, envolvimento com pares desviantes, bullying, gravidez precoce, entre outras, as habilidades sociais parecem ser um repertório importante que pode contribuir para o desenvolvimento nessa faixa etária. Em especial, a habilidade social de recusar pedidos, abordada neste livro, está presente em diversas situações que os jovens encontram no dia a dia. A linguagem ajustada aos jovens, as ilustrações e a apresentação de situações típicas vivenciadas pelos adolescentes facilitam que eles se identifiquem com o conteúdo do livro. As atividades que as autoras propõem são essenciais para que o adolescente reflita sobre as situações que ele vive no cotidiano, como ele tem se comportado nessas demandas e como pode vir a se comportar de uma forma mais assertiva.
Esta é a história de Bruno e Luísa, que, de forma lúdica, representam situações que o adolescente vivencia e apontam os possíveis prejuízos decorrentes da falta de assertividade. Ela facilitará a compreensão do que é assertividade, e, mais especificamente, discute as dimensões relacionadas ao aceitar/recusar pedidos, expressar desagrado, permitindo a avaliação das consequências e prejuízos que a falta dessa habilidade provoca.
AUTORAS
Ludmila Rodrigues e Shirley Simeão
+
LALUXA QUER SER BRUXA: REFLEXOS SOBRE ASSERTIVIDADE
Parece que os moradores da Floresta Encantada, estão enfrentando problemas: A fadinha Laluxa anda muito cansada, pois vive fazendo o que seu corpo não aguenta, mas por temer a rejeição nunca diz NÃO. Já a Bruxinha Catuxa de tanto dizer NÃO, vive na solidão, pois brigou com seu único amigo o Zangão, que por ser muito mandão, da amiga bruxa, NÃO aceitou um NÃO e dela vive afastado. Para piorar a situação, a Laluxa já estressada, quer deixar de ser fada e passou a gritar que em uma bruxa quer se transformar. E agora, será que com atitudes tão rígidas, conseguirão viver em harmonia? Quem poderá ajudá-los? Viaje nessa aventura e descubra que, quando expressamos nossos desejos, sentimentos e aprendemos a dizer NÃO, sem ofender os outros, diante de demandas que não temos condições de cumprir, a vida fica mais leve, nosso coração mais alegre e nossas relações mais saudáveis e duradouras.
AUTORA
Cristina Sobreira