Sinopsys Editora - Kit Psicoeducação + Baralho de Problemas
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Kit Psicoeducação + Baralho de Problemas

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Resenha

Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.

ORGANIZADORES
Marcele Regine de Carvalho (org.). 
Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Supervisora na Divisão de Psicologia Aplicada do IP, UFRJ. Colaboradora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Psicoterapia e Reinserção Social (NEPIPReS/PPGP/IP/UFRJ). Coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psicoterapia nas Abordagens Cognitivo-Comportamentais (IPUB/NIPPACC/LABPR). Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio). Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Lucia Emmanoel Novaes Malagris (org.). 
Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora pela PUC-Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia e Reinserção Social- NEPIPReS do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Membro da diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) (2015-2019). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.

Bernard P. Rangé (org.). 
Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Psicologia Teórico-Experimental pela PUC-Rio. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, Philadelphia, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Baralho de Problemas: lidando com transtornos da infância em busca do bem-estar
Esta obra é uma tentativa de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos, um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, que seja abrangente e profícuo. Ela nasceu da experiência de 18 anos dos autores, trabalhando com crianças e adolescentes em clínicas-escola. O "Baralho de Problemas: Lidando com transtornos da infância em busca de bem-estar" permite à criança/adolescente selecionar, a partir de um conjunto de 100 cartas, frases simples que descrevem suas dificuldades afetivas, emocionais e comportamentais, expressando de forma objetiva e clara. Ele fornece ao psicoterapeuta uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica para o conjunto de questões que o terapeuta pode e deve fazer à criança/adolescente, cada vez que ela escolhe uma das cartas do baralho. Toda técnica ludoterápica deve ser dinâmica e simples, além de facilitar a investigação e a intervenção que o terapeuta deseja implementar. 

AUTORES
Renata Ferrarez Fernandes Lopes e Ederaldo José Lopes

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