Este livro, organizado por Blasius Debald, apresenta o que há de mais atual em educação: aprendizagem ancorada em metodologias ativas e em tecnologias inovadoras que coloca o aluno como protagonista. Indicada para professores, gestores e estudantes de licenciatura, esta obra propõe uma análise do cenário de transformações vivenciadas no ensino superior, a partir da experiência bem-sucedida de inovação curricular, estrutural e metodológica da UniAmérica.
Indicado para professores, gestores e estudantes de licenciatura, este livro apresenta o que há de mais atual em educação: aprendizagem ancorada em metodologias ativas e em tecnologias inovadoras que colocam o aluno como protagonista.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Capítulo 1. Ensino superior e aprendizagem ativa: da reprodução à construção de conhecimentos.
Capítulo 2. Modos de ser estudante e as pedagogias ativas: autonomia e aprendizagem na experiência do indivíduo livre.
Capítulo 3. Estudo prévio: sala de aula invertida.
Capítulo 4. Recursos didáticos e aprendizagem estudantil no ensino superior.
Capítulo 5. Estudantes aprendem fazendo com significado.
Capítulo 6. A mediação docente e o protagonismo estudantil.
Capítulo 7. Encantando o estudante para aprender.
Capítulo 8. Plano de aprendizagem: inovação no planejamento docente.
Capítulo 9. Desenvolvimento de competências por meio de estratégias pedagógicas de aprendizagem ativa.
Capítulo 10. Planejamento integrado no curso de psicologia.
Capítulo 11. O retorno da Paideia grega em forma de Paideia digital.
Capítulo 12. Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais em vivências de sociocracia.
PÚBLICO-ALVO
Professores, coordenadores de curso e gestores acadêmicos de instituições de ensino superior e educação básica. Estudantes de licenciatura.
CONHEÇA O ORGANIZADOR
Blasius Debald
DADOS TÉCNICOS
Impresso
Formato: 16x23
Páginas: 120
ISBN: 9786581334017
Ano: 2020