PROCOMLE - Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura Para Escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental - Sinopsys Editora
0
PROCOMLE - Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura Para Escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

PROCOMLE - Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura Para Escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Vera Lúcia Orlandi Cunha e Simone Aparecida Capellini

ESGOTADO

SINOPSE

INDICAÇÕES E OBJETIVOS

 O PROCOMLE - Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura é indicado para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 Pode ser utilizado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional de forma coletiva, e por fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos, em contexto clínico.

 A aplicação do protoloco tem a finalidade de identificar que tipo de dificuldades apresentam aqueles escolares que, apesar de lerem com proficiência, não conseguem responder perguntas sobre o que leram no final da leitura de um texto, como também verificar em quais níveis da estrutura do texto encontram-se estas dificuldades, sendo possível, assim, caracterizar o perfil e classificar o desempenho do escolar em compreensão de leitura.

MATERIAL

 O protocolo de avaliação está dividido em três partes:

Primeira parte: é o Manual Introdutório com a descrição dos procedimentos utilizados na construção do Instrumento, que foram distribuídos em fases, sendo: Fundamentação Teórica, Etapas de Construção do Instrumento, Procedimentos para a Validação e Critérios de Normatização.

Segunda parte: contém um Manual de Aplicação, que apresenta a descrição dos procedimentos gerais de aplicação e as instruções específicas para a aplicação coletiva e aplicação individual, como também os dois textos narrativos e os dois textos expositivos com suas respectivas folhas de respostas (contendo a resposta correta assinalada) para uso do aplicador.

Terceira parte: Caderno de Aplicação com os textos em folhas separadas com suas respectivas folhas de respostas que devem ser entregues ao escolar para a avaliação e também as folhas para correção e as anotações das quantificações das respostas para cada tipo de pergunta de cada texto, sendo esta de uso exclusivo do aplicador.

CD: contém a terceira parte do protocolo para impressão.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO

 O protocolo é formado por quatro textos: dois textos narrativos e dois textos expositivos. Sendo um texto narrativo (N1) e um texto expositivo (E1) utilizados para a primeira aplicação a fim de verificar o desempenho em cada tipo de pergunta (pergunta literal e inferencial relacionadas a microestrutura e a macroestrutura do texto), seja na forma coletiva no contexto educacional, seja na forma individual, no contexto clínico. Os outros dois textos, um narrativo (N2) e um expositivo (E2) devem ser utilizados para aplicação após procedimentos de intervenção a fim de comparar o desempenho pré e pós intervenção.


AUTORAS
Vera Lúcia Orlandi Cunha e Simone Aparecida Capellini


DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788565027052
Formato: 30 X 21cm | 768 Páginas
Acabamento: Brochura

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?