Com este kit pode-se trabalhar a psicoeducação de pais através das estratégias do Baralho de treinamento de pais e enriquecer o trabalho da psicologia clínica com as mais de 200 atividades e 350 técnicas disponíveis no livro Técnicas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. Assim, contando com tais materiais, este é um kit para trabalhar tanto com os pais quanto com as crianças e os adolescentes.
CONHEÇA O KIT
Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes
O livro reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor.
É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusos ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.
A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.
Organizadoras: Manuela Ramos Caldas Lins e Carmem Beatriz Neufeld.
Enfrentando Pensamentos Negativos - 100 Cards para Contestar Distorções Cognitivas
O Baralho de Treinamento de Pais apoia o/a terapeuta na psicoeducação dos pais mediante o desenvolvimento de estratégias e de habilidades que contribuam com a modificação de comportamentos de crianças de até 12 anos. O foco é a redução dos comportamentos desadaptativos, melhorando os sintomas apresentados.
Nesta perspectiva, os pais aprenderão os princípios de controle de contingências, assim como serão estimulados a construir um padrão de relacionamento com seus filhos, baseado na validação emocional e em relacionamentos saudáveis na família. Os pais serão psicoeducados sobre a relação existente entre os seus pensamentos, emoções e as tomadas de decisão frente aos comportamentos do filho. Neste sentido, os processos de regulação emocional e de reestruturação cognitiva desenvolvidos neste baralho visam a instauração de práticas parentais mais assertivas..
Autores: Rodrigo Giacobo Serra e Marcelo Goldstein Spritzer.