A Terapia Cognitiva Sexual é uma psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental, especialmente desenvolvida para tratar as dificuldades relacionadas à sexualidade, aliando, assim, as teorias e intervenções clínicas empiricamente validadas das TCCs a uma leitura cuidadosa das mais recentes evidências científicas sobre o funcionamento da sexualidade. Ao longo do processo terapêutico em TCS, as pessoas vão tomando consciência de suas crenças e padrões sexuais distorcidos e aprendendo a modifica-los na prática, rumo a uma vida sexual satisfatória. O indivíduo ou o casal vai experimentando novas formas de agir, deixando de ser refém dos pensamentos e regulando as emoções negativas que distraem a atenção na hora do sexo, aprendendo a se comunicar com a parceria e a entender melhor as necessidades de ambas as partes.
Os primeiros textos sobre a Terapia Cognitiva Sexual começaram a ser publicados em 2015, culminando com o livro Terapia Cognitiva Sexual: uma proposta integrativa na psicoterapia da sexualidade (2017), em que as bases teóricas e conceituais da abordagem foram apresentadas. De lá para cá, as ferramentas clínicas da originalmente propostas vêm sendo constantemente aprimoradas e refinadas, tanto pela Dra. Aline sardinha quanto por vários colegas e ex-alunos que vem se dedicando ao estudo e à prática da TCS. Hoje temos teorias e técnicas que podem ser utilizadas na clínica, cuja eficácia pode ser testada em pesquisa, e que já vêm sendo usadas como modelo para o treinamento de profissionais em todo o Brasil.
Este livro, portanto, reflete o amadurecimento das possibilidades de integração teórico prática em TCS, tendo como foco o dia a dia da clínica e a formação do terapeuta. Você vai encontrar aqui o passo a passo da avaliação e conceitualização de caso e as principais estratégias de tratamento. Além disso, a cada capítulo, são propostos temas para aprofundamento, com sugestão de fontes seguras e confiáveis, além de materiais para serem compartilhados com os pacientes. Você vai encontrar ainda uma série de reflexões sobre a prática e a própria formação profissional, com perguntas e exercícios que vão ter permitir compreender melhor de onde vêm as suas dificuldades na abordagem da sexualidade e como superá-las.
CONHEÇA A AUTORA
Aline Sardinha
Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e terapeuta cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). É coordenadora do Núcleo de Disfunções Sexuais do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ e atua em clínica particular como psicoterapeuta e supervisora. Tem doutorado e mestrado em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e especialização em Psicoterapia de Família e Casal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) e vice-presidente da FBTC. Tem mais de 60 publicações, entre livros, capítulos e artigos científicos, além de pesquisas apresentadas em congressos nacionais e internacionais. É autora da terapia cognitiva sexual, uma psicoterapia especificamente voltada para o tratamento das questões sexuais e a promoção de satisfação sexual, e coordenadora do Curso de Formação a Distância em Terapia Cognitiva Sexual.