Terapia cognitiva sexual - Teoria e Prática - 2º Edição Revista e Ampliada - Sinopsys Editora
0
Terapia cognitiva sexual - Teoria e Prática - 2º Edição Revista e Ampliada

Terapia cognitiva sexual - Teoria e Prática - 2º Edição Revista e Ampliada

Aline Sardinha

ESGOTADO

SINOPSE

A Terapia Cognitiva Sexual (TCS) é uma psicoterapia de abordagem cognitivo comportamental, especialmente desenvolvida para tratar as dificuldades relacionadas à sexualidade, aliando, assim, as teorias e intervenções clínicas empiricamente validadas das TCCs a uma leitura cuidadosa das mais recentes evidências científicas sobre o funcionamento da sexualidade. Ao longo do processo terapêutico em TCS, as pessoas vão tomando consciência de suas crenças e padrões sexuais distorcidos e aprendendo a modifica-los na prática, rumo a uma vida sexual satisfatória. O indivíduo ou o casal vai experimentando novas formas de agir, deixando de ser refém dos pensamentos e regulando as emoções negativas que distraem a atenção na hora do sexo, aprendendo a se comunicar com a parceria e a entender melhor as necessidades de ambas as partes.

Os primeiros textos sobre a Terapia Cognitiva Sexual começaram a ser publicados em 2015, culminando com o livro Terapia Cognitiva Sexual: uma proposta integrativa na psicoterapia da sexualidade (2017), em que as bases teóricas e conceituais da abordagem foram apresentadas. De lá para cá, as ferramentas clínicas da originalmente propostas vêm sendo constantemente aprimoradas e refinadas, tanto pela Dra. Aline sardinha quanto por vários colegas e ex-alunos que vem se dedicando ao estudo e à prática da TCS. Hoje temos teorias e técnicas que podem ser utilizadas na clínica, cuja eficácia pode ser testada em pesquisa, e que já vêm sendo usadas como modelo para o treinamento de profissionais em todo o Brasil.

Este livro, portanto, reflete o amadurecimento das possibilidades de integração teórico prática em TCS, tendo como foco o dia a dia da clínica e a formação do terapeuta. Você vai encontrar aqui o passo a passo da avaliação e conceitualização de caso e as principais estratégias de tratamento. Além disso, a cada capítulo, são propostos temas para aprofundamento, com sugestão de fontes seguras e confiáveis, além de materiais para serem compartilhados com os pacientes. Você vai encontrar ainda uma série de reflexões sobre a prática e a própria formação profissional, com perguntas e exercícios que vão ter permitir compreender melhor de onde vêm as suas dificuldades na abordagem da sexualidade e como superá-las.


CONHEÇA O SUMÁRIO


Prefácio I

Irismar Reis de Oliveira

Prefácio II

Wilson Vieira Melo

Apresentação

Aline Sardinha


Parte I – Fundamentos da terapia cognitiva sexual


Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental

Capítulo 2. Da terapia sexual à terapia cognitiva sexual – um pouco de história

Capítulo 3. Processos psicológicos na queixa sexual

Capítulo 4. Pensamentos automáticos e sexualidade

Capítulo 5. Processos emocionais na queixa sexual

Capítulo 6. O ciclo da falha sexual

Capítulo 7. Estruturas cognitivas na queixa sexual



Parte II – Avaliação e conceitualização de caso clínico


Capítulo 8. História clínica e história do problema

Capitulo 9. Crenças e valores familiares, morais e religiosos

Capítulo 10. Autoesquema sexual

Capítulo 11. Sexualidade normal: mitos sexuais

Capítulo 12. Sexualidade da parceria e história sexual do casal

Capítulo 13. Estruturas intermediárias de pensamento: regras, estratégias comportamentais e repertório sexual



Parte III – Principais estratégias de intervenção em terapia cognitiva sexual


Capítulo 14. Psicoeducação e reestruturação de crenças

Capítulo 15. Reestruturando os mitos relacionados à sexualidade

Capítulo 16. Valorização da intimidade e do prazer

Capítulo 17. Assertividade sexual

Capítulo 18. Comunicação e ajustamento do casal: negociando desejos e preferências

Capítulo 19. Estilos de vida sexualmente destrutivos

Capítulo 20. Mudanças no comportamento sexual do casal

Capítulo 21. Dois pilares do prazer sexual: o erótico e o sensorial

Capítulo 22. Regulação das emoções negativas na situação sexual

Capítulo 23. Desafios da prática clínica em sexualidade



Referências


CONHEÇA A AUTORA


Aline Sardinha
Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e terapeuta cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasilei­ra de Terapias Cognitivas (FBTC). É coordenadora do Núcleo de Disfunções Sexu­ais do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ e atua em clínica particular como psicoterapeuta e su­pervisora. Tem doutorado e mestrado em Saúde Mental (IPUB/UFRJ) e especia­lização em Psicoterapia de Família e Casal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) e vice-presidente da FBTC. Tem mais de 60 publicações, entre livros, capítulos e artigos científicos, além de pesquisas apresen­tadas em congressos nacionais e internacionais. É autora da terapia cognitiva sexual, uma psicoterapia especificamente voltada para o tratamento das questões sexuais e a promoção de satisfação sexual, e coordenadora do Curso de Formação a Distância em Terapia Cognitiva Sexual.

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786587745008

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?