Tratado de funções executivas: Modelos teóricos, construtos associados e desenvolvimento Vol. 1 - Sinopsys Editora
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Tratado de funções executivas: Modelos teóricos, construtos associados e desenvolvimento Vol. 1

Tratado de funções executivas: Modelos teóricos, construtos associados e desenvolvimento Vol. 1

Natália Martins Dias e Leandro Fernandes Malloy-Diniz

ESGOTADO

SINOPSE

A obra “Funções executivas: modelos e aplicações”, publicada pela Coleção Neuropsicologia na prática clínica, em 2020, inaugurou nossa parceria na escrita. E nós gostamos tanto que resolvemos repetir! Três anos depois, surge o “Tratado de Funções Executivas”, obra inédita em 3 volumes, com grandes nomes da Neuropsicologia brasileira, com a proposta de ser a maior obra de referência sobre funções executivas em nosso país.


A ideia foi ambiciosa (talvez nos falte alguma habilidade de avaliação de nossas competências e de gestão de tempo): reunir, em 3 volumes, material que pudesse contribuir para o entendimento e avanço teórico no campo das funções executivas, respaldar a prática em avaliação e intervenção em diferentes campos de atuação e ao longo do ciclo vital e sintetizar conhecimento sobre alterações dessas habilidades numa perspectiva transdiagnóstica.


Dessa forma, nosso Tratado de FE ficou assim organizado:


Volume 1: Modelos teóricos, desenvolvimento e construtos associados” tem foco no construto, os modelos explicativos que tentam defini-lo, aspectos neurobiológicos e de seu desenvolvimento, incluindo o papel da parentalidade e situações de vulnerabilidade, por exemplo, e relação com outros construtos, como leitura e matemática, regulação emocional, competência social e o atual tema de mindwandering.

Volume 2: Avaliação e Intervenção”

Volume 3: O comportamento disexecutivo”

Agradecemos aos colegas que colaboraram para que essa obra pudesse seguir seu curso de produção e ser entregue. Esperamos que ela possa ser referência para ajudar a esclarecer o, por vezes ainda nebuloso, conceito de funções executivas, com ciência de sua complexidade, pontos de convergência e divergência teóricas e desafios metodológicos para sua melhor operacionalização e mensuração. Assim, o desafio é grande e a questão sobre o que são funções executivas ou como melhor mensurá-las ou promovê-las não está solucionada. Ainda há muito a avançar neste campo de conhecimento. Até aqui, esperamos oferecer ao leitor uma súmula da melhor evidência disponível.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Volume 1:


01 - Funções executivas: ponto de partida para compreensão do construto


02 - Modelo e tendências do desenvolvimento das funções executivas


03 - Funções executivas e leitura


04 - Papel das funções executivas do processo de resolução de problemas matemáticos


05 - Aspectos neurobiológicos do controle cognitivo, emocional e comportamental


06 - Diferenças individuais nas funções executivas: evidências e contribuições do modelo ‘Unidade e Diversidade’


07 - Vulnerabilidade, pobreza e funções executivas: a complexa relação entre contexto sociocultural e neurodesenvolvimento


08 - Parentalidade e funções executivas


09 - Regulação emocional e funções executivas: sobreposições conceituais, bases neuropsicológicas e evidências empíricas


10 - As funções executivas e a competência social


11 - As funções executivas e o mind-wandering



CONHEÇA OS ORGANIZADORES


Natália Martins Dias



Psicóloga pela Universidade São Francisco, Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Membro do GT `Neuropsicologia` da ANPEPP. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar - LANCE-UFSC. Dirige seus estudos à área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva, funções executivas (autorregulação) e desenvolvimento de intervenções remediativas e precoce-preventivas em neuropsicologia infantil. É uma das pesquisadoras pioneiras em `Neuropsicologia Escolar` no Brasil. Pesquisadora associada da Rede Nacional Ciência para Educação (Rede CpE). Membro de Diretoria (Gestão 2019-2021; 2021-2023) da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp).


Leandro Fernandes Malloy-Diniz



Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É Presidente da Academia Brasileira de Neuropsicologia. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul Satz 2019 da International Neuropsychological Society.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786584793347

Formato: 17x24cm | 150 páginas | Peso:0,407kg

Acabamento: Brochura

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