Os transtornos alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, que podem surgir a partir de fatores psicológicos, genéticos, individuais, familiares, sociais e culturais. De modo que vem sendo dada uma atenção especial no que se refere ao processo de avaliação, no comportamento e principalmente na dinâmica familiar. Esta ferramenta tem como objetivo apresentar aos pais, profissionais e educadores, atividades e estratégias terapêuticas para subsidiar o trabalho de superação das crianças com dificuldades alimentares.
Serão apresentadas sete atividades para pais, profissionais e educadores com o intuito de psicoeducar as crianças acerca da importância da alimentação, destacando o funcionamento do aparelho digestório, a caracterização de alguns alimentos, bem como desmistificar e possibilitar novas formas de pensar e sentir diante da alimentação.
O material contém: um avental com os órgãos do aparelho digestório e o cérebro; duas tags; uma caneta; quatro alimentos: dois saudáveis e dois não saudáveis; um cocô.
O AVENTAL ALIMENTAR poderá ser utilizado na introdução ou na seletividade alimentar, sendo um recurso lúdico e didático para a psicoeducação do processo alimentar.