Card Eu e minha Dor - Sinopsys Editora

0
Card Eu e minha Dor

Card Eu e minha Dor

Thaís Brito Vilela

ESGOTADO

SINOPSE

Esse baralho é um instrumento de avaliação, conceituação, planejamento e intervenção psicológicas. Por meio dele, profissionais da saúde e de outras áreas podem trabalhar com pessoas que se queixam de dores, sejam elas físicas e ou psíquicas e que têm reproduzido comportamentos disfuncionais que os afastam da vida que sonham em ter.


SOBRE A AUTORA

Meu nome Thaís Brito Vilela, sou graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e especialista em saúde do idoso através do programa de residência multiprofissional do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a residência multiprofissional, dei início ao trabalho com pacientes que sofrem com dor crônica em leitos hospitalares, ambulatórios de dor e de cuidados paliativos e em unidades básicas de saúde da cidade de Belo Horizonte. Após dois anos de contato com esse público, decidi ampliar os meus conhecimentos através do mestrado em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG. Durante o mestrado, participantes da minha pesquisa, formada por idosos e cuidadores informais, relataram sofrer com dores crônicas provenientes de diversas causas. Antes de encerrar o mestrado, decidi abrir o meu consultório particular em conjunto com um neurologista que tem como foco o atendimento de pessoas que sofrem com dor crônica. Na nossa clínica, atendemos diariamente diferentes demandas relacionadas a dor crônica e isso me impulsionou a ingressar no doutorado de Medicina  Molecular da UFMG. Há dois anos tenho realizado pesquisas bibliográficas e em campo com pacientes que sofrem com migrânea crônica e isso fortaleceu o reconhecimento de padrões comportamentais que aproximam as pessoas da vida que elas desejam ter e quais as afastam. Por fim, desejei construir esse instrumento, impulsionada pela formação em Terapia de Aceitação e Compromisso realizada no espaço Contextualmente na cidade de Belo Horizonte. O contato com essa teoria, associada à minha experiência, tem mudado significativamente a vida dos meus pacientes e eu gostaria de levar isso para o consultório de outros profissionais.


O QUE É O JOGO
Esse baralho é um instrumento de avaliação, conceituação, planejamento e intervenção psicológicas. Por meio dele, profissionais da saúde e de outras áreas podem trabalhar com pessoas que se queixam de dores, sejam elas físicas e ou psíquicas e que têm reproduzido comportamentos disfuncionais que os afastam da vida que sonham em ter.

Todas as questões que o constituem foram escolhidas a partir dos principais conceitos hoje utilizados por teorias psicológicas contextuais. As figuras utilizadas nesse baralho representam de forma metafórica e por meio de analogias "dores" e situações geradoras de sofrimentos que frequentemente aparecem como queixas na clínica de profissionais de saúde mental.

O jogo "Eu e minha DOR" tem como objetivo despertar o jogador para a posição de vida em que ele se encontra através de perguntas abertas que possibilitam mudança de perspectiva e transformação de contexto.

Além de facilitar a identificação de pensamentos, emoções, memórias e impulsos limitantes, através desse baralho é possível traçar novos caminhos em direção a uma vida significativa por meio da implementação de ações funcionais.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO ATENDIMENTO: A utilização desse baralho pode tornar a compreensão dos casos analisados mais funcionais e mais didáticas, além de ilustrativas. Esse instrumento pode instigar e reforçar flexibilização, desfusão, implementação de ações comprometidas, definição de valores, entre outros processos presentes na Terapia de Aceitação e Compromisso (Hayes, Pistorello & Biglan, 2008). O profissional pode utilizá-lo para organizar atendimentos, definir metas e uma agenda terapêutica, além de ilustrar a evolução do caso para o cliente. A utilização das cartas torna o atendimento mais completo e visual, uma vez que, é possível observar a direção que cada ação, somada a outra, leva o cliente.

Temas como transtornos alimentares, relacionamentos, divórcio, orientação vocacional e transição de carreira, liderança, luto, dor crônica, abuso físico e moral, autoestima, e longevidade e preparação para a aposentadoria podem ser trabalhados através desse baralho. Ao chegar ao fim da formação das cartas, as pessoas que o jogam, independentemente da queixa, terão compreendido quais ações os afastam de uma vida significativa e quais as direcionam para a vida que elas sonham em ter.


Detalhes do produto
Capa comum: 76 cartas
Manual com 28 páginas
Editora: Leader
Idioma: Português
Dimensões do produto: 4 x 9 x 2 cm
Peso de envio: 250g

_Veja também_

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69