Este material serve para trabalhar questões de pacientes pré e pós cirúrgicos. Foi criado com base nos pilares: tipos de cirurgia, ansiedade, autoestima, comer emocional e compulsão, resiliência, entre outros. Possui 100 cartas e pode ser usado com e por adolescentes, adultos e idosos.
COMO USAR O MATERIAL
Ao longo da sessão, após a identificação da demanda de ansiedade do paciente, observe as opções de cartas e vá escolhendo a que for mais adequada para o momento. Seu paciente poderá então refletir sobre tais aspectos e em seguida você o ajudará a traçar ações para lidar com a situação. Pode ser utilizado ainda como tarefa de casa.
Não existe sequência correta. É necessário que você estude o baralho e use sua expertise para identificar quais cartas levar para cada sessão, de acordo com a sensibilidade e dificuldade que seu paciente estiver enfrentando.
Quando houver resistência, faça um mix da sua abordagem com as cartas assim você poderá ajudá-lo a superar esse obstáculo. Se você utiliza a abordagem TCC, o questionamento socrático associado ao baralho e ao manejo, facilitará a percepção do paciente em relação ao que está vivenciando negativamente, trazendo-o para a realidade.
E se você não é psi, o baralho também é para você! Isto porque, este é um material de fácil entendimento e possui técnicas que podem ser realizadas de forma descomplicada, além de informações sobre a ansiedade, reflexões, perguntas e muito mais. É bastante democrático.
CONHEÇA A ORGANIZADORA
Caroline Settani
Psicóloga clínica. Trabalha com base na Teoria Cognitivo Comportamental (TCC) e tem como foco ajudar mulheres a emagrecer de forma mais consciente, além de realizar avaliação e acompanhamento psicológico no processo pré e pós cirurgia bariátrica. É, também, mentora do curso Marketing para psicólogos e idealizadora do Mundo Psi — plataforma que reúne diversos instrumentos lúdicos para deixar a sessão mais leve e dinâmica.
DADOS TÉCNICOS
Peso: 350g.
Ano: 2021