Kit autismo - Sinopsys Editora
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Kit autismo

Kit autismo

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SINOPSE

Neste kit são elucidados diversos questionamentos sobre o autismo. Por meio das personagens dos livros que compõem o kit, é possível desmistificar este transtorno, compreender suas características e como aqueles que tem o transtorno do espectro autista se relacionam. Com este kit, pode-se trabalhar tanto em contexto familiar, quando no contexto educacional, promovendo maior harmonia nas relações, empatia e respeito.


CONHEÇA O KIT

Transtorno do Espectro Autista: Histórias terapêuticas para trabalhar com crianças


Os portadores do espectro autista têm dificuldade em reconhecer e demonstrar expressões e sentimentos, têm dificuldade de se colocar no lugar do outro e não conseguem perceber os seus comportamentos inadequados. Em geral, as crianças com transtorno do espectro autista têm um QI na média, ou até acima, e uma habilidade excepcional ou interesse em uma área em particular. É importante que essa habilidade seja percebida e focada para fortalecê-la, e o profissional deve sempre trabalhar com elogios, o que ajuda a elevar a autoestima do paciente, que geralmente é baixa. Se fortalecida e bem trabalhada a habilidade, as crianças podem fazer coisas incríveis. É importante lembrar que quem trabalha com elas deve levar em consideração o esforço e o potencial e não tanto o resultado final.

Por meio do personagem Antônio, apresentado neste livro, as crianças, ao ajudá-lo a encontrar soluções para os seus problemas, criam suas próprias histórias e conseguem se identificar e moldar seu comportamento para melhor. Antecipadamente, o terapeuta escolhe, com os familiares, um comportamento inadequado do paciente. A partir disso, apresenta o personagem ao paciente e lê, para então discutir e fazer atividades de reflexão e empatia em cima da história.

Autora: Sonia Moretti.

Lá em casa é assim, temos o Joaquim!


A chegada de um filho com transtorno do espectro autista causa grande impacto emocional na família. Este livro apresenta a história da vida diária do menino Bernardo com seu irmão autista, Joaquim. Retratada de uma forma leve, aborda questões familiares e sociais relacionadas à convivência diária com este irmão. Bernardo mostra ao leitor otimismo e resiliência diante das situações em casa. No decorrer da história, nota-se a importância da mediação dos pais com ele e seu irmão, possibilitando maior harmonia e qualidade nestas relações.

Autoras: Cecília Tonial da Silva e Erica Andrade.

Silêncios peculiares: aprendendo com Gui sobre autismo e mutismo seletivo


Este livro narra através do olhar explorador de um aluno, o Gui, a forma única como uma criança com autismo e outra com mutismo seletivo compartilham comportamentos, sentimentos e emoções dentro do contexto escolar e terapêutico. Muitas crianças sofrem em silêncio, tanto as que necessitam de cuidados por suas necessidades especiais quanto as demais que diariamente convivem e vivenciam suas dúvidas, angústias, emoções e incertezas.

De forma lúdica e acessível, o livro aborda as diferentes formas de ser, a inclusão, a empatia, a compaixão, o acolhimento e a aceitação, trazendo um olhar em que a diversidade pode ser vista como uma riqueza, em que a característica de cada um nos conduz para ações positivas e de equidade social.

Autoras: Nora Cavaco e Andréa Caroli.

Vamos rimar com a história do Edgar?


Esta história, contada por Edgar, nos permite entender como sua mente funciona em diferentes situações no seu dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo transtorno de espectro autista (TEA). Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.

Autoras: Cecília Tonial da Silva e Erica Andrade.

A pequena Lorena: abraçando a diversidade autista


O transtorno do espectro autista (TEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta significativamente a comunicação e a interação social e o comportamento. Surge em maior número em meninos, mas também ocorre em meninas, com quadros por vezes mais graves. A avaliação das potencialidades dessas crianças e da sua funcionalidade leva a uma planificação e a resultados de sucesso. Só assim podemos falar em eficácia. O respeito e a prática educacional e clínica com base nos afetos são cruciais para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças com esse transtorno.

Autora: Nora Cavaco.

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