Combinando a TCC e a terapia relacional-ética - Sinopsys Editora
0
Combinando a TCC e a terapia relacional-ética

Combinando a TCC e a terapia relacional-ética

03 de Janeiro de 2022

A terapia relacional-ética (TRÉ) visa contribuir para a abordagem psicoterapêutica da terapia cognitivo-comportamental como modelo epistemológico tridimensional, recipiente, em que o conteúdo é a TCC.

A relação entre TRÉ e TCC é compatível em psicoterapia. A primeira vincula ciência e espiritualidade, sendo a segunda participante como um modelo incluído na terapia relacional-ética, fornecendo, também, um repertório de técnicas cognitivo-comportamentais.


A autotranscendência pressupõe ir ao encontro do outro (pessoas ou projetos) ou do Outro (Deus).


RECURSOS TÉCNICOS


A TCC avança com seus instrumentos sem perder de vista a terapia relacional-ética, propondo um modelo epistemológico inclusivo: os recursos técnicos do modelo cognitivo-comportamental podem ser lidos a partir da dimensão relacional inclusiva.

O paciente opta pela discussão ética ou relacional-ética, trabalhando a partir delas tanto a si mesmo quanto ao seu terapeuta, como chave para a leitura centrípeta, construindo-as na práxis a partir do nível psicológico (direção centrífuga).

A terapia cognitivo-comportamental é uma psicoterapia ao passo que a TRÉ é uma holoterapia: atua com o ser humano em seu desenvolvimento espiritual, em sua humanização, do psicofísico em direção ao relacional.

O vínculo entre duas pessoas é analisado para além do "ser" cotidiano, trabalhando com os pacientes para poder ver o "ser" não apenas na conjuntura da situação específica.

Assim, a terapia relacional-ética revela a importância de transcender a partir do fenomenológico, incluindo aqui o modelo TCC com suas técnicas, em direção ao relacional no esquema TRÉ, em que a relação é trabalhada a partir dos elementos ético-culturais, espirituais e relacionais, ampliando os níveis de compreensão e humanização.


LITERATURA


Manual conciso de terapia relacional-ética

No "Manual conciso de terapia relacional-ética", que tem a segunda edição publicada em português pela Sinopsys Editora, são apresentados os fundamentos e as características da terapia relacional-ética.

De autoria do psiquiatra Marco di Segni e dos psicólogos Lucía Gerolami e Washington Rocca, a publicação visa integrar conhecimentos filosóficos, relação de ajuda, ética e espiritualidade, partindo de uma visão global do ser humano.

Diversos temas essenciais à humanidade são apresentados, tais como determinismo e liberdade, sentido da vida, espiritualidade e religiosidade, conflitos e crises.

Além de evidenciar a profundidade das questões acerca da espiritualidade, sua relação com a religiosidade e como a TRÉ as integra, também é exposta a relação da terapia relacional-ética com as terapias cognitivas e como aplicar os conceitos apresentados na prática clínica. Para melhor ilustrar essa abordagem, o livro é encerrado com exemplos de casos clínicos.

Direcionada a estudantes de psicologia e terapeutas, a obra parte de dois pontos-chaves: o homem como ser transcendente e a necessidade de fazer com que todas as dimensões simultâneas e inseparáveis do ser humano participem do tratamento. Ou seja, busca-se realizar, como propõem os autores, uma holoterapia, um cuidado com o indivíduo em sua totalidade.

Essas dimensões simultâneas e inseparáveis da pessoa são três — dimensão psicofísica, ética e relacional. Para conhecer e compreender mais, leia o primeiro capítulo do livro abaixo.

Baixe o primeiro capítulo - Manual conciso de terapia relacional-ética - 2ª edição
Outras do Blog

Tags

Terapia relacional-ética, TRÉ, psicofísica, espiritualidade, holoterapia, autotranscendência

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?