Como a DBT entende o adolescente emocionalmente desregulado? - Sinopsys Editora
0
Como a DBT entende o adolescente emocionalmente desregulado?

Como a DBT entende o adolescente emocionalmente desregulado?

29 de Março de 2022


Os jovens também podem ter problemas menos graves, como beber socialmente e apresentar sinais de comportamento de autolesão sem intencionalidade suicida e não grave, raiva descontrolada, evasão escolar, autoconsciência emocional e de objetivos e de valores prejudicada e rompimentos frequentes de relacionamentos.

A DBT enxerga todos esses problemas como consequências da desregulação emocional ou como tentativas de lidar com ela. Em outras palavras, a desregulação emocional leva à desregulação interpessoal, comportamental, cognitiva e pessoal (self).


FATORES INFLUENCIADORES


A desregulação emocional e comportamental frequentemente faz o adolescente ter dificuldades para estabelecer uma autopercepção coerente e para construir relacionamentos satisfatórios e estáveis com colegas e familiares.

Além disso, o comportamento problemático impulsivo ou de evitação é uma consequência comum da desregulação emocional ou de um esforço para refazer a regulação.

Do ponto de vista da terapia comportamental dialética, diversos comportamentos adolescentes problemáticos, incluindo comportamentos suicidas, são influenciados por dois fatores significativos.

Um deles é a falta de habilidades interpessoais, de autorregulação e de tolerância ao mal-estar. O outro engloba questões pessoais e ambientais que inibem o uso dessas habilidades que os adolescentes podem já ter desenvolvido.

Esses fatores pessoais e ambientais também interferem no desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, além de reforçar comportamentos inadequados, desregulados e disfuncionais.


HABILIDADES


A DBT trata diretamente desses fatores ao aumentar as capacidades dos adolescentes (e das famílias), ensinando habilidades específicas de autorregulação (incluindo regulação emocional e mindfulness), efetividade interpessoal, tolerância ao mal-estar e pensamento e ação equilibrados (trilhando o caminho do meio).

A terapia comportamental dialética também estrutura o ambiente para motivar, reforçar e individualizar o uso apropriado das habilidades.

Também melhora a motivação dos adolescentes para aumentar o uso de novas habilidades, reduzir o uso de comportamentos disfuncionais anteriores e identificar os fatores (por exemplo, pensamentos, sentimentos, comportamentos e variáveis contextuais) que mantêm padrões comportamentais problemáticos e inibem maneiras mais hábeis de reagir.

A DBT ainda fornece métodos para incentivar a generalização de novas capacidades, desde a terapia até as situações da vida em que são necessárias; e apoia terapeutas que tratam adolescentes com múltiplos problemas.


MANUAL


Manual de habilidades em DBT para adolescentes

O "Manual de habilidades em DBT para adolescentes", publicado pela Sinopsys Editora e de autoria dos psicólogos norte-americanos Jill H. Rathus e Alec L. Miller, autoridades no assunto, é um guia para profissionais de saúde mental que trabalham com adolescentes que lutam para controlar suas emoções e seus comportamentos.

A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.

A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.

Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores as quais estão disponíveis para download pelos leitores.

Manual de habilidades em DBT para adolescentes
Outras do Blog

Tags

DBT, terapia comportamental dialética, dialetical behavior therapy, terapia cognitivo-comportamental, TCC, habilidades em DBT para adolescentes, terapia familiar

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?