DBT: adolescentes que podem se beneficiar do treinamento de habilidades - Sinopsys Editora
0
DBT: adolescentes que podem se beneficiar do treinamento de habilidades

DBT: adolescentes que podem se beneficiar do treinamento de habilidades

28 de Março de 2022


Esses pacientes jovens podem ser categorizados, ao longo de um continuum, de comuns, relativamente assintomáticos, a adolescentes severamente desregulados comportamental e emocionalmente, que podem precisar de um ambiente restritivo (tratamento hospitalar ou residencial).

Os programas de prevenção primária visam a afastar problemas futuros para uma população em geral que até então não estava em risco ou em busca de serviços de saúde mental.

Desse ponto de vista, as habilidades em DBT podem ser aplicadas amplamente em adolescentes dos ensinos fundamental, médio e universitário, com crises de mau humor, dificuldades recorrentes de relacionamentos e, possivelmente, comportamentos de risco.

Muitos adolescentes normais exibem algum grau de desregulação emocional, e o treinamento de habilidades em terapia comportamental dialética, por si só, os beneficia.

Por sua vez, os programas de prevenção secundária visam a impedir o desenvolvimento de transtornos de saúde mental de indivíduos em risco caracterizados por indicadores leves ou precoces de necessidades de saúde mental (dificuldades escolares, problemas de atenção, tristeza ou ansiedade, conflito familiar, etc.). As habilidades em DBT podem ser aplicadas a esses indivíduos em escolas ou clínicas.

Por fim, os programas de prevenção terciária se voltam a indivíduos com transtornos emocionais e comportamentais significativos, a fim de tratá-los ativamente e melhorar sua rotina.

Para essa população, os profissionais aplicam as habilidades em DBT como parte de um programa abrangente de tratamento da terapia em ambientes ambulatoriais, de internação, residenciais e reformatórios.


PROGRAMA ABRANGENTE


A psicóloga norte-americana Marsha Linehan, criadora da DBT, a projetou como um programa de tratamento abrangente para clientes de alto risco diagnosticados com transtorno da personalidade borderline (TPB).

A DBT abrangente orientada a adolescentes severamente desregulados segue o modelo original de Linehan, com várias modalidades de tratamento. Muitos dos jovens tratados com ela apresentam de dois a quatro transtornos citados no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), além de vários outros problemas não classificados no manual.

Esses adolescentes severamente desregulados não se beneficiam totalmente do treinamento de habilidades sem um programa de DBT abrangente, que inclui, em geral, terapia individual, treinamento de habilidades por telefone e uma equipe de consultoria de terapeutas trabalhando juntos, além do treinamento de habilidades em si.


GUIA


Manual de habilidades em DBT para adolescentes

O "Manual de habilidades em DBT para adolescentes", publicado pela Sinopsys Editora e de autoria dos psicólogos norte-americanos Jill H. Rathus e Alec L. Miller, autoridades no assunto, é um guia para profissionais de saúde mental que trabalham com adolescentes que lutam para controlar suas emoções e seus comportamentos.

A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.

A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.

Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores as quais estão disponíveis para download pelos leitores.

Manual de habilidades em DBT para adolescentes
Outras do Blog

Tags

DBT, terapia comportamental dialética, dialetical behavior therapy, terapia cognitivo-comportamental, TCC, habilidades em DBT para adolescentes, terapia familiar

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?