Disfunções sexuais: o que são e quais os principais tipos? - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
Disfunções sexuais: o que são e quais os principais tipos?

Disfunções sexuais: o que são e quais os principais tipos?

06 de Abril de 2022

Disfunções sexuais é um termo genérico usado para designar dificuldades e/ou prejuízos percebidos por uma pessoa em relação à sua vida sexual ou suas atividades sexuais. Podem trazer intenso desconforto e sofrimento, além de alterar a capacidade de resposta e/ou prazer sexual, dificultando a experiência individual com a própria sexualidade.

Conforme os critérios estabelecidos na quinta edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), as disfunções sexuais são consideradas transtornos mentais, ou seja, designam comprometimento, sofrimento e/ou prejuízo de ordem psicológica, e são divididas em dois conjuntos: masculinas e femininas.

As disfunções femininas se apresentam em três áreas: dor sexual, interesse/excitação e orgasmo. Enquanto as masculinas, em duas: desejo/ereção e orgasmo/ejaculação. Para receber o diagnóstico de alguma delas, a pessoa precisa apresentar os sintomas por pelo menos seis meses seguidos.

Também é importante salientar que uma mesma pessoa pode ter ao mesmo tempo mais de uma das disfunções sexuais, além de apresentar comorbidade psiquiátrica, ou seja, a existência simultânea de outros transtornos mentais.


PRESENÇA


Disfunções sexuais podem estar presentes desde que o indivíduo se torna sexualmente ativo ou serem adquiridas, ou seja, começar depois de um período de função sexual relativamente normal.


As disfunções sexuais podem ser divididas em generalizadas, quando não se limitam a determinados tipos de estimulação, situações ou parcerias sexuais; ou situacionais, quando ocorrem somente com determinados tipos de estimulação, situações ou parcerias sexuais.

O nível de sofrimento de quem tem esse tipo de transtorno pode variar entre leve, moderado e grave, a depender de cada um. Além disso, a presença de estigma e preconceito, na forma de rótulos, julgamentos e comentários maldosos ligados às disfunções sexuais (e à sexualidade em geral), pode trazer prejuízos psicológicos adicionais.


CONDIÇÕES CLÍNICAS


As principais disfunções sexuais incluem as seguintes condições clínicas: ejaculação retardada, transtorno erétil, transtorno do orgasmo feminino, transtorno do interesse/excitação sexual feminino, transtorno da dor gênito-pélvica/penetração, transtorno do desejo sexual masculino hipoativo e ejaculação prematura (precoce).

Embora não estejam descritas no capítulo de disfunções sexuais do DSM-5, existem alterações da resposta sexual que se tornam disfuncionais. Entre elas, estão condições clínicas relacionadas ao espectro da hipersexualidade ou descontrole sexual, caracterizadas pelo aumento excessivo do desejo e/ou da atividade sexual, ao ponto de causar prejuízos e sofrimento ao indivíduo.

Não existe consenso científico a respeito se seriam condições primárias, ou seja, transtornos/diagnósticos por si, ou sintomas de outros transtornos, como os relacionados à dificuldade no controle de impulsos (por exemplo, sexo compulsivo/patológico ou masturbação excessiva).

Por sua vez, a assexualidade é um fenômeno recentemente explorado na comunidade científica, alvo de diversas discussões, sendo entendida atualmente como um tipo de orientação sexual.

A pessoa que se identifica como assexual apresenta falta de atração sexual e/ou interesse sexual extremamente reduzido sem presença de sofrimento clinicamente significativo; logo, o diagnóstico de transtornos ligados à ausência ou à redução do desejo não é feito.


LITERATURA


O que você precisa saber sobre disfunções sexuais e tem medo de perguntar
O livro "O que você precisa saber sobre disfunções sexuais e tem medo de perguntar", de autoria do psicólogo Ramiro Figueiredo Catelan e publicado pela Sinopsys Editora, tem como objetivo servir de instrumento educativo básico para pacientes, familiares e profissionais da saúde a respeito das disfunções sexuais.

Entre as perguntas respondidas na obra, constam o que são e qual a origem das disfunções sexuais; quais são os critérios utilizados para distinguir a resposta sexual normal da patológica; e o que se pode fazer para tratá-las?


O que você precisa saber sobre disfunções sexuais e tem medo de perguntar


O livro faz parte da coleção "O que você precisa saber sobre e tem medo de perguntar", que visa esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível.

Coleção o que você precisa saber sobre
Outras do Blog

Tags

Disfunções sexuais, sexualidade, transtornos mentais, DSM-5, TCC, terapia cognitivo-comportamental, psicofarmacoterapia, psicoterapia

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69