Entenda como a ansiedade social pode afetar as relações - Sinopsys Editora

0
Entenda como a ansiedade social pode afetar as relações

Entenda como a ansiedade social pode afetar as relações

21 de Junho de 2021

A ansiedade social é caracterizada pelo medo irracional de interações sociais, levando o indivíduo a evitá-las a todo custo. Geralmente, é acompanhada da perda de autoestima e do temor a críticas. Sendo assim, a principal consequência desse transtorno mental crônico é o profundo impacto negativo sobre as relações pessoais e profissionais.

É comum que pessoas com ansiedade social se abstenham de reuniões, festas, encontros e tudo que envolva interações sociais, não aprofundando suas relações. Elas também evitam expressar suas opiniões, ir a uma entrevista de emprego, atender ao telefone e até mesmo apresentar um projeto importante.

Geralmente, os indivíduos que têm o transtorno apresentam traços de timidez e inibição, sendo inclusive taxados de tímidos, antissociais ou introvertidos. Eles também se preocupam excessivamente com a opinião alheia a seu respeito.

Ao mesmo tempo, são perfeccionistas e determinados, além de apresentarem um alto senso de responsabilidade, justamente por terem preocupação intensa com situações sociais as quais julgam que estarão sob avaliação de outros.

No entanto, embora sejam extremamente competentes e tenham um desempenho acima da média em muitas tarefas, a restrição social imposta a eles pela ansiedade social os faz perder grandes oportunidades profissionais e de relacionamentos.

A longo prazo, tais comportamentos podem causar rupturas de amizades, de laços familiares e até mesmo dificuldades para conseguir ou manter um emprego. Com isso, surge uma série de decepções e frustrações em sequência.

OUTRAS CONSEQUÊNCIAS

A ansiedade social, normalmente, começa a se manifestar na infância e no início da adolescência e segue um curso crônico até trazer problemas sérios e incapacitantes para a vida adulta.

Quanto maior a variedade de medos sociais, maiores serão as consequências negativas que o transtorno trará para o indivíduo.

Muitas pessoas que têm ansiedade social acabam recorrendo ao álcool e a outras drogas, porque acreditam erroneamente que, assim, conseguirão enfrentar as situações sociais adversas. Dessa forma, acabam adquirindo um outro problema, que é o vício e/ou a dependência química.

Além do mais, a ansiedade social, geralmente, precede outros distúrbios mentais, entre eles, demais transtornos de ansiedade e a depressão.

Embora seja um transtorno que vai muito além de uma simples timidez, nem sempre aqueles que têm ansiedade social são levados a sério. Mas é preciso entender que o assunto deve ser tratado com seriedade e jamais ignorado. Afinal, trata-se de um problema capaz de trazer consequências profundas no dia a dia da pessoa que o vivencia, sendo necessário o acompanhamento profissional para o tratamento.

Outras do Blog

Tags

Programa de Intervenção Multidimensional para a Ansiedade Social, IMAS, Ansiedade Social

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69