Modelo transteórico de mudança para desenvolvimento de lideranças - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 23h59 e aos sábados das 8h às 18h.(exceto feriados)
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
Carrinho
Produtos

0
Modelo transteórico de mudança para desenvolvimento de lideranças

Modelo transteórico de mudança para desenvolvimento de lideranças

01 de Junho de 2022

O modelo transteórico de mudança (MTT) contribui para o desenvolvimento de lideranças em um contexto no qual as organizações têm vivenciado transformações constantes e demandas cada vez mais complexas, que exigem do líder, além de novas competências, autodesenvolvimento e autoconhecimento.

O mundo contemporâneo vive uma crise de liderança, com executivos pouco preparados para enfrentarem os novos desafios e responsabilidades, acarretando uma necessidade de mudança.

Nesse cenário, o MTT integra os princípios de 29 teorias psicológicas sobre o processo de mudança dos indivíduos, oferecendo uma estrutura para compreender, medir e intervir na modificação do comportamento.


NOVO PARADIGMA


Muito tem-se falado sobre a importância do capital humano nas organizações e de como o líder deve conduzi-lo a um nível ótimo de produtividade e engajamento no trabalho.

Diante de demandas tão complexas, o líder precisa se reinventar, ou seja, a mentalidade tradicional de gestão, voltada para o alcance de metas e isenta do envolvimento com a equipe, precisa ceder espaço a um novo paradigma.

Esse novo paradigma envolve a transformação pessoal do novo líder, responsabilizando-o por gerar um ambiente que promova o desenvolvimento e sustente o processo constante de transformação organizacional.


DESAFIO


Frente a isso, o grande desafio com o qual se deparam os profissionais da área de gestão de pessoas é justamente desenvolver esse novo líder, promovendo as modificações necessárias da organização, mesmo que muitos candidatos ao desenvolvimento não se sintam preparados para as responsabilidades exigidas nesse novo cenário.

Dessa forma, apesar da escassez de estudos, entende-se como decisivo para a eficácia dos programas de desenvolvimento considerar a prontidão para a mudança dos participantes, posto que de nada adiantam os esforços em treinamento se eles não estiverem prontos para alterarem seu comportamento.

Esse é um dos principais pressupostos do modelo transteórico de mudança, que compreende a prontidão como uma variável preditiva tanto da participação dos indivíduos nas intervenções como do resultado das mesmas.

Em outras palavras, a prontidão prediz o sucesso da mudança e sua manutenção a longo prazo, além de estar relacionada ao crescimento organizacional.


LITERATURA


Por que é tão difícil mudar? Contribuições do Modelo Transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde

O livro "Por que é tão difícil mudar? Contribuições do modelo transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde" tem como organizadores os psicólogos Carlo DiClemente (um dos criadores do MTT), Margareth da Silva Oliveira, Raquel de Melo Boff e Milton José Cazassas.

Publicado pela Sinopsys Editora, reúne recentes resultados de pesquisa sobre a aplicação do modelo em vários contextos, as mais recentes estratégias de intervenção para avaliar as variáveis relacionadas a ele e ferramentas clínicas práticas para a implementação das intervenções.

A obra não só fornece orientação sobre como avaliar o estágio de mudança de um cliente, mas também como planejar e implementar as abordagens de tratamento corretas nos momentos certos para mobilizar os próprios processos de mudança que as pessoas usam em suas vidas diárias.

É um importante recurso para profissionais que querem combinar as intervenções com as necessidades dos seus clientes e, ao mesmo tempo, desenvolver fortes relações de colaboração que facilitarão mudanças significativas e duradouras.

Por que é tão difícil mudar? Contribuições do modelo transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde
Outras do Blog

Tags

Modelo transteórico de mudança, MTT, comportamento, intencionalidade, mudança comportamental, transformação organizacional, prontidão

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos



Curso de Formação em Terapia do Esquema

de 28/01/2022 até 28/01/2023 - On-line e ao vivo no ZOOM.

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 23h59 e aos sábados das 8h às 18h.(exceto feriados)

copyright © 2020 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados