O que é o transtorno explosivo intermitente e quais suas causas? - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
O que é o transtorno explosivo intermitente e quais suas causas?

O que é o transtorno explosivo intermitente e quais suas causas?

14 de Abril de 2022

De acordo com a quinta edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), o transtorno explosivo intermitente (TEI) é caracterizado por diversos episódios de explosões de raiva impulsiva que podem ser manifestados por meio de agressões verbais ou físicas.

São manifestações impulsivas não premeditadas e extremamente difíceis de prever. Além disso, as explosões acontecem sem gatilho ou não são proporcionais ao evento estressor.

Para se qualificar para o diagnóstico, as manifestações devem ocorrer cerca de duas vezes por semana durante pelo menos três meses.


PREJUÍZOS


O transtorno explosivo intermitente é pouco estudado e, portanto, subdiagnosticado e subtratado. É altamente prevalente, persistente e acarreta sérios prejuízos à vida das pessoas.

Pesquisa clínica feita com pacientes psiquiátricos e com pacientes sob tratamento para TEI aponta que sua prevalência é compatível à esquizofrenia, ou seja, de 1% a 2%.

Indivíduos com transtorno explosivo intermitente geralmente sofrem com uma dor interior que lhes parece não ter solução. Sabem, em seu íntimo, que estão longe de serem maus. Pelo contrário, têm plena consciência de que são bons e que, em grande parte do tempo, estão preocupados com o outro.

Isso, no entanto, não os impede de serem extremamente agressivos, raivosos e causarem muito sofrimento aos que os rodeiam. Em muitos momentos, desacreditam de si mesmos, chegam a pensar que nasceram com um problema incurável e, dessa forma, o sentimento de desesperança se instala.

Há, portanto, necessidade de mais estudos na área para se conhecer melhor os riscos e os fatores que possam ser predisponentes da desordem e para se desenvolver estratégias de detecção, prevenção e tratamentos eficazes.


ETIOLOGIA



Em 2004, estudiosos do tema polemizavam sobre a possibilidade do TEI ser ou não um comportamento aprendido, de ser resultado de anomalias neurológicas e bioquímicas ou de uma combinação desses fatores.

Contudo essas pesquisas convergem para a presença de aspectos psicológicos, culturais e sociais na etiologia.

LITERATURA


Mente impulsiva, comportamento explosivo: Transtorno explosivo intermitente

O livro "Mente impulsiva, comportamento explosivo: Transtorno explosivo intermitente", de autoria da psicóloga Vânia Calazans e publicado pela Sinopsys Editora, aprofunda o tema.

Foi escrito de maneira que o leitor, ao entrar em contato com o conteúdo, tenha em mente a imagem do paciente, lembrando-se de que, antes de ser uma pessoa com um transtorno, esse indivíduo tem uma história repleta de sofrimento e frustrações que se refletem no âmbito familiar, social e profissional.

Além disso, o paciente desconhece o fato de que seus comportamentos impulsivos e agressivos têm uma explicação e um tratamento que melhora — e muito — a sua qualidade de vida e a das pessoas com as quais convive.

O propósito da obra é apresentar o TEI ao maior número de pessoas, pois somente por meio do conhecimento é possível minimizar o sofrimento e o preconceito acerca do assunto. Embora tenha sido escrito para profissionais da saúde, a linguagem utilizada é de fácil compreensão para o público geral.

Mente impulsiva, comportamento explosivo: transtorno explosivo intermitente
Outras do Blog

Tags

Transtorno explosivo intermitente, TEI, DSM-5, impulsividade, agressividade, terapia cognitivo-comportamental, TCC, causas, etiologia

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69