Psicanálise: quais os principais conceitos e como é conduzida? - Sinopsys Editora

0
Psicanálise: quais os principais conceitos e como é conduzida?

Psicanálise: quais os principais conceitos e como é conduzida?

08 de Dezembro de 2021

A psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana. Em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade das pessoas, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.

Ao criá-la no final do século 19, o neurologista e psiquiatra austríaco Sigmund Freud desenvolveu diferentes conceitos teóricos para sustentar suas pesquisas.

Entre os principais conceitos, está o do inconsciente. Segundo o pai da psicanálise, a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que as pessoas tenham acesso a ela e é no inconsciente que se encontram principalmente ideias reprimidas que aparecem disfarçadas nos sonhos e nos sintomas.


ELEMENTOS DA MENTE


Freud também afirmava que a mente humana é composta por três elementos: o id, o ego e o superego.

A parte organizada do sistema psíquico que entra em contato direto com a realidade e tem a capacidade de atuar sobre ela numa tentativa de adaptação, o ego é mediador dos impulsos instintivos do id e das exigências do superego.

O id, fonte da energia psíquica, é formado por pulsões e desejos inconscientes. Sua interação com as outras instâncias é geralmente conflituosa. Isso porque o ego, sob os imperativos do superego e as exigências da realidade, tem que avaliar e controlar os impulsos do id, permitindo sua satisfação, adiando-a ou inibindo-a totalmente.

E o superego é formado a partir das identificações com os pais, dos quais assimila ordens e proibições. Uma espécie de autoconsciência moral, tem o papel de juiz e vigilante. É o controlador dos impulsos do id e age como colaborador nas funções do ego. Pode tornar-se extremamente severo, anulando as possibilidades de escolha do ego.

A pulsão, por sua vez, é um conceito da psicanálise situado na fronteira entre o psíquico e o somático. Trata-se da representante psíquica dos estímulos que se originam no organismo e alcançam a mente. É diferente do instinto, pois não apresenta uma finalidade biologicamente predeterminada, e é insaciável, pois tem relação com um desejo e não com uma necessidade.

Já os sonhos são na psicanálise um importante caminho para o acesso ao inconsciente. A interpretação do seu conteúdo revela desejos e percepções que de outro modo não chegariam à consciência.


NÍVEIS


Desde seus primórdios até hoje, a psicanálise se divide em três níveis. Os dois primeiros são parte do método psicanalítico e o terceiro é o conjunto das teorias que a envolvem.

O primeiro nível é embasado em um método de investigação que consiste em buscar o significado inconsciente das palavras do paciente. Por isso a análise ou o famoso divã do psicanalista, quando o paciente se expõe e o analista procura deixá-lo à vontade.

Obtido a partir do primeiro, o segundo nível é um método baseado na investigação e no que foi especificado pela interpretação primária. É nesse nível que está a psicanálise como tratamento psicanalítico.

O terceiro nível é o próprio conjunto de teorias psicanalíticas e teorias psicopatológicas. Parte-se desse conjunto para que sejam sistematizados os dados colhidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento.


LITERATURA


O livro "Fundamentos psicanalíticos - Teoria, técnica e clínica" sintetiza os princípios fundamentais do método psicanalítico com uma abordagem didática. De autoria do psiquiatra e psicanalista David E. Zimerman e publicado pela editora Artmed, é ideal para estudantes da área de saúde mental.

Aborda temas como a evolução histórica e a psicanálise na atualidade, semelhanças e diferenças entre psicoterapia e psicanálise, estrutura e funcionamento do psiquismo, patologias, prática clínica e as perspectivas futuras da psicanálise.


 
Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, Técnica e Clínica - Uma Abordagem Didática
Outras do Blog

Tags

Fundamentos psicanalíticos Teoria, técnica e clínica, Freud, inconsciente, subjetividade

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69