Qual o papel do psicólogo no contexto hospitalar? - Sinopsys Editora

0
Qual o papel do psicólogo no contexto hospitalar?

Qual o papel do psicólogo no contexto hospitalar?

06 de Maio de 2022

O papel do psicólogo no contexto hospitalar consiste na minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. Portanto o que norteia sua atuação é a determinação de como processos biológicos e psicológicos interagem na saúde e na doença.

Dessa forma, esse profissional deve desenvolver a habilidade de descrever em que condições as doenças foram adquiridas e as ações do sujeito a partir da doença.

A psicologia hospitalar é uma estratégia de atuação em psicologia da saúde. Sendo assim, cabe salientar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde não se refere somente à ausência de doença, mas ao bem-estar físico, mental e social, o que ressalta o modelo biopsicossocial de atenção em detrimento da visão biomédica tradicional.

Com base nesse conceito amplo, a psicologia da saúde pode ser entendida como um campo de estudo e de atuação que investiga as influências psicológicas na saúde, abrangendo não apenas hospitais, mas também centros de saúde ou programas que tenham por objetivo enfocar a saúde coletiva e que englobem tanto a saúde física como a mental.

Psicologia da saúde é o conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais específicas da psicologia à promoção e à manutenção da saúde, à prevenção e ao tratamento das doenças, à identificação da etiologia e aos diagnósticos relacionados à saúde, à doença e às disfunções relacionadas, à análise do desenvolvimento do sistema de atenção à saúde e à formação de políticas de saúde.


IMPORTÂNCIA


A grande importância da psicologia da saúde está na aplicação de métodos, modelos e procedimentos da psicologia científica ao contexto da saúde em geral, buscando-se uma redução dos crescentes custos associados a tratamentos, por meio da alteração de comportamentos e estilos de vida dos pacientes, bem como - e principalmente - uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que do serviço se beneficiam.

Nesse cenário, o papel do psicólogo da saúde se encontra bem estabelecido, principalmente devido às mudanças nas principais causas de morbidade e de mortalidade, que passaram de doenças infectocontagiosas para patologias relacionadas ao estilo de vida e aos padrões de comportamento.

Além disso, os crescentes custos dos serviços de saúde fazem do profissional psicólogo um elemento de suma importância na educação sobre práticas saudáveis e comportamentos preventivos, na tentativa de se reduzir a vulnerabilidade para doenças e aumentar a adesão a tratamentos.


TRABALHO INTERDISCIPLINAR


Ressalta-se ainda que, com o desenvolvimento tecnológico dos recursos médicos e, portanto, o aumento da complexidade dos atendimentos, surge a demanda para o trabalho interdisciplinar, devido à preocupação com a qualidade de vida dos pacientes e com os impactos da doença sobre o funcionamento global do indivíduo.

Devem fazer parte do repertório do psicólogo da saúde habilidades de observação clínica e de relacionamentos interpessoais para o trabalho em equipe interdisciplinar. Além disso, ele deve ser treinado para demonstrar resultados, uma vez que uma área profissional se define por sua validade social.


NÍVEIS DE ATUAÇÃO


A atuação do psicólogo no contexto hospitalar pode ocorrer em três níveis. Um deles é o psicopedagógico, quando se trata de fornecer informações ao paciente (referentes a fatores de risco e de proteção, ao seu estado geral de saúde, a procedimentos, a diagnósticos e a prognósticos).

O outro é o psicoprofilático, em que o nível de atenção é primário, ou seja, em que o objetivo é a prevenção de doenças.

Já o terceiro é o psicoterapêutico, o qual envolve as intervenções psicoterápicas em si, com aplicação de técnicas e de procedimentos específicos.


CONHECIMENTO CIENTÍFICO


Vale salientar também a importância da divulgação de conhecimentos científicos específicos que possibilitem a reprodução de estratégias eficazes e, principalmente, o reconhecimento do valor da ação do profissional psicólogo no contexto hospitalar.

Assim, a conclusão de pesquisas que demonstrem que a psicologia pode diminuir o número de reinternações, aumentar a qualidade de vida dos pacientes, desenvolver programas funcionais de prevenção de diversas doenças e desenvolver programas de adesão a aspectos relacionados à boa saúde é de grande relevância na direção do favorecimento de ganhos quanto à qualidade e aos custos no sistema de saúde vigente.


LITERATURA


A prática da psicologia no ambiente hospitalar
O livro "A prática da psicologia no ambiente hospitalar", organizado pelo psicólogo Ricardo Gorayeb e publicado pela Sinopsys Editora, descreve o nascimento, o crescimento e o estabelecimento do Serviço de Psicologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP) em ambiente hospitalar, colaborando para a formação do psicólogo e servindo como um modelo de atuação.

Por ser um livro prático, os capítulos são escritos em linguagem simples e de fácil compreensão, com relatos de casos e descrição de intervenções. A participação ativa de colaboradores com estilos diversos torna o texto dinâmico e atraente. São descritos o estado da arte na literatura nacional e internacional de cada área de atuação.

A prática da psicologia no ambiente hospitalar
Outras do Blog

Tags

Psicologia da saúde, psicologia hospitalar, Organização Mundial da Saúde, OMS, manutenção da saúde, prevenção, políticas de saúde, unidade de terapia intensiva, UTI, atendimento interdisciplinar.

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69