Terapia ABA é efetiva no tratamento do autismo - Sinopsys Editora
0
Terapia ABA é efetiva no tratamento do autismo

Terapia ABA é efetiva no tratamento do autismo

14 de Junho de 2021

A terapia ABA — Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada — é a intervenção que mais tem se mostrado efetiva no tratamento de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A condição de saúde caracterizada por déficit nos processos de comunicação e comportamento social ainda não tem cura e é diagnosticada em cerca de 0,8% a 1% das crianças.

Há muito tempo que o TEA deixou de ser raro e seus efeitos são severamente sentidos pelos pacientes, seus cuidadores e pelas instituições que os atendem. O resultado disso é a existência de uma série de intervenções multidisciplinares.



HISTÓRIA


ABA é uma aplicação científica voltada a compreender e melhorar o comportamento humano. Pode ser descrita como uma abordagem sistemática para entender comportamentos com relevância social e gerir soluções para os mesmos.

A história da Análise do Comportamento Aplicada está enraizada nos trabalhos dos psicólogos norte-americanos Edward Lee Thorndike, John Broadus Watson e Burrhus Frederic Skinner e do fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov.

No entanto se atribui a criação da ABA e a fundação do periódico mais importante da área - Journal of Applied Behavior Analysis - aos psicólogos estadunidenses Donald Baer, Montrose Madison Wolf e Todd Robert Risley em 1968.

Os estudos mostrando o quanto esse tipo de análise pode auxiliar no tratamento de pessoas com TEA começaram na década de 1980, se popularizando rapidamente nos Estados Unidos e Reino Unido.

O psicólogo norueguês Ole Ivar Lovaas, radicado nos Estados Unidos, foi um dos primeiros pesquisadores a modificarem comportamentos de crianças autistas utilizando a terapia ABA.


APRENDIZAGEM SEM ERRO


A terapia ABA no tratamento do TEA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo se torne independente e tenha a melhor qualidade de vida possível.

Fundamentado na observação e investigação, o método tem aplicação dinâmica e mostra tendência ao descobrimento de novos princípios comportamentais, o que contribui de forma efetiva para o desenvolvimento de estudos.

Especialistas definem a aplicação da terapia ABA para crianças autistas como "aprendizagem sem erro". Ela trabalha, basicamente, no reforço dos comportamentos positivos.

Durante o tratamento, as habilidades geralmente são ensinadas de forma individualizada, via apresentação de uma instrução ou dica, com o professor auxiliando o aluno por meio de uma hierarquia de ajuda.

As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações.

A aprendizagem sem erro proposta pela terapia ABA envolve o alerta precoce e imediato do alvo, de modo que a resposta do aluno esteja correta. Essas instruções imediatas garantem o sucesso.

Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento-alvo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que ele seja capaz de responder corretamente por conta própria.


HABILIDADES


Entre as habilidades ensinadas na terapia ABA, estão os comportamentos que interferem no desenvolvimento e na integração do indivíduo diagnosticado com autismo.

Nos comportamentos sociais, são incluídos contato visual e comunicação funcional. Nos comportamentos acadêmicos, constam pré-requisitos para leitura, escrita e matemática.

Já nas atividades do cotidiano, está a higiene pessoal. Também é trabalhada a redução de comportamentos como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais e fugas.

Um dos importantes benefícios da terapia ABA é a diminuição da frustração e do desânimo do paciente. Ao garantir que os alunos respondam corretamente, especialmente durante a aquisição de uma nova habilidade, o aprendizado sem erros ajuda a aumentar a motivação e o prazer de aprender.

Mês de conscientização do transtorno do espectro autista


Outras do Blog

Tags

Autismo, Transtorno do Espectro Autista, TEA, Análise do Comportamento Aplicada, Applied Behavior Analysis, ABA

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?