A eficácia da TCC como intervenção psicológica para questões emocionais e comportamentais é indiscutível. Dessa forma, acreditamos que a adaptação da abordagem para o modelo de coaching também possa fazer a diferença no contexto de gestão de pessoas, ou mesmo possa instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental com um conjunto de técnicas e habilidades que possam gerar resultados ainda melhores com seus clientes não clínicos. Para isso, uma nova linguagem cognitivo-comportamental precisa ser desenvolvida. Essa linguagem — mais focada em soluções e nas forças das pessoas — é a essência do coaching cognitivo-comportamental (CCC).
Forças, talentos e habilidades que, em muitos contextos, aplicamos com resultados positivos parecem encobertos quando determinados desafios nos são apresentados. O trabalho do coach cognitivo-comportamental é, então, aumentar a autoconsciência do coach e, por meio do questionamento socrático, para a construção de novos hábitos mentais e a aplicação de forças onde a mudança precisa ocorrer. Profissionais trabalhando sob o modelo cognitivo-comportamental — em qualquer contexto — podem se beneficiar da aplicação de noções da psicologia positiva e da abordagem focada em soluções para ajudar as pessoas a estarem em seu melhor.
CONHEÇA AS AUTORAS
Gisele Pereira Dias
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Biológicas (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ) e doutora em Ciências (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho-UFRJ/ Instituto de Psiquiatria-UFRJ/ King`s College London, University of London). Fez pós-doutorado no King`s College London e no Instituto de Psiquiatria-UFRJ. Tem interesse e expertise no estudo das bases psicobiológicas e comportamentais da depressão, do stress e da ansiedade, no âmbito da pesquisa translacional em Neuropsiquiatria. É psicoterapeuta e coach cognitivo-comportamental. Tem experiência na área de Neurociências e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, depressão, ansiedade, stress, memória, aprendizagem e comportamento.
Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), especialização em pediatria e na área de atuação de neurologia pediátrica (IPPMG/ UFRJ). Mestre em Planejamento, Política e Administração em Saúde pelo Instituto de Medicina Social (2009) e Doutora em Clínica Médica (Saúde da Criança e Adolescente) pela FM/ UFRJ. Atua com médica assistente em neuropediatria em consultório privado na cidade de Volta Redonda/ RJ, pesquisadora no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e professora de pediatria para medicina do Centro Universitário de Volta Redonda. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando em pesquisa, ensino e assistência.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788561816094
Formato: 16 X 23cm | 224 Páginas | Peso: 344g
Acabamento: Brochura