Kit Terapia do esquema com crianças - Sinopsys Editora
0
Kit Terapia do esquema com crianças

Kit Terapia do esquema com crianças

ESGOTADO

SINOPSE

Este kit dispõe de materiais lúdicos e livros infantis que não só embasam o trabalho clínico da terapia de esquema com crianças, mas também auxiliam em sua prática. Ele é essencial para compreender as necessidades infantis, seus modos esquemáticos e, também, compreender o desenvolvimento da personalidade humana.


CONHEÇA O KIT

Baralho Infantil de Esquemas: investigando pensamentos


Este é o produto de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e clínico na área de Terapia dos Esquemas. Ele foi pensado para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, tendo como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica per se. Este trabalho foi motivado, por um lado, pela relevância de se identificarem esquemas cognitivos precocemente, enquanto ainda estão em desenvolvimento, e, por outro, pela reconhecida escassez de instrumentos com esse fim, que sejam realmente adaptados às necessidades dos profissionais e às peculiaridades dos pacientes infantis. Por fim, trata-se de uma forma de avaliação lúdica, adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.

Autoras: Érica de Lana e Priscila Anush C. M. Balekjian

Quem manda agora sou eu


Cida Lopes apresenta um texto sensível e profundo destinado ao público infanto-juvenil, mas que é de grande e indiscutível, utilidade para pais, professores, profissionais da área da saúde mental e para todos os que se interessam pelas complexidades e sutilezas no desenvolvimento da personalidade humana. Demonstrando sua larga experiência clínica e sólida apropriação da Terapia do Esquema, a Cida conduz o leitor a importantes conhecimentos sobre as necessidades emocionais que cada um de nós requer para criar seus modos de enfrentamento para os desafios da vida.

Autora: Cida Lopes.

As sete cabeças de Otávio: dando voz aos modos esquemáticos


Este livro aborda os conceitos das Terapias do Esquema e de Aceitação e Compromisso de uma forma lúdica, psicoeducando crianças e mostrando-se particularmente útil no entendimento das emoções, aceitando-as como naturais e humanas. As cabeças de Otávio aludem aos modos que acionamos para lidar com os acontecimentos, cuja frequência de evocação depende das situações ativadoras.

Autora: Lilian Scortegagna.

Histórias terapêuticas: identificando necessidades centrais e esquemas iniciais desadaptativos na infância


O presente material contém histórias terapêuticas com o objetivo de identificar necessidades centrais não atendidas, esquemas iniciais desadaptativos, estilos de enfrentamento e modos esquemáticos. São quatro histórias, que representam os domínios esquemáticos propostos por Young, cujo conteúdo ilustra situações do cotidiano na interação de crianças com os pais. O material também pode ser usado com adultos de forma retrospectiva, averiguando-se se no passado algum dos cuidadores agia de forma semelhante às mães ou aos pais das narrativas.

Autoras: Aline Henriques Reis.

O Ninho: Baseado na Terapia do Esquema


Com base na terapia do esquema, O Ninho aborda de forma lúdica e sensível as necessidades emocionais básicas das crianças, por meio da história de uma família de águias. Este livro tem como objetivo favorecer o desenvolvimento emocional saudável da criança, promovendo a conexão entre pais e filhos. Apresenta também a proposta de construção de um álbum para registro de momentos importantes da história e do desenvolvimento da criança, em que necessidades fundamentais precisam ser atendidas.

Autoras: Flávia Moura de Moura e Vanina Cartaxo.

Juninho e seus outros lados: Conhecendo os modos crianças na Terapia do Esquema


Os Modos Esquemáticos referem-se a um "estado", isto é, a maneira como uma pessoa fica em um dado momento. Cada modo abrange diversos esquemas e são conhecidos como nossos "botões emocionais" que são "acionados", em geral, nas interações sociais. Neste livro, descreveremos os modos criança, que são modos considerados inatos, ou seja, são apresentados em maior ou menor grau em todas as pessoas.

Autoras: Aline Henrique Reis, Juliana Vieira Almeida Silva, Mariane Natayne Alessi, Natanna Taynara Shütz.

Tem, não tem: identificando as necessidades centrais


As necessidades centrais da infância dizem respeito a demandas psicológicas a serem supridas pelos cuidadores e pelo contexto no qual a criança está inserida, conforme determinada etapa do desenvolvimento. Objetiva-se propor um material ilustrado para identificação das necessidades centrais não atendidas.

Autora: Aline Henriques Reis.

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?