de 09/08/2022 até 09/08/2022 - Sede da BBDU - Avenida Cristóvão Colombo, 100, Auditório Multiespaço, bairro Independência, Porto Alegre/RS
Suicídio é tema de debate com autora de novo livro.
Com o objetivo de aumentar a consciência pública na prevenção e posvenção, psicóloga Karen Scavacini convida sociedade para falar sobre assunto.
A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há, portanto, muitos indivíduos que depositam na morte a esperança de acabarem com a dor, o sofrimento e o desespero que experimentam em vida.
Às vésperas do Setembro Amarelo, mês voltado a reforçar o alerta à sociedade a respeito da realidade desse grave problema de saúde pública, a psicóloga Karen Scavacini convida profissionais e estudantes de psicologia, pedagogia, psicopedagogia e demais áreas relacionadas, assim como a comunidade em geral, para debater sobre esse assunto doloroso, mas que precisa atenção. O encontro está marcado para o dia 9 de agosto, às 18 horas, na sede da BBDU, em Porto Alegre/RS.
LANÇAMENTO
O livro expõe as ideias da autora, que também analisa as campanhas atuais para a prevenção e posvenção do suicídio como perspectivas para informar e esclarecer a população diretamente afetada e aqueles que se aproximam do tema pela sua abrangência. São arroladas propostas que podem fundamentar as políticas públicas sobre a prevenção e principalmente a posvenção do suicídio no Brasil.
SILÊNCIO PREJUDICIAL
Karen evidencia que o estigma que envolve o tema - e, por conseguinte, as famílias e as pessoas com ideação ou tentativa de suicídio - provoca o silenciamento sobre o mesmo. Contrariando a ideia de que não falar sobre ele diminui sua incidência, esse silenciamento impede o cuidado adequado dos indivíduos. A autora deixa claro que é, sim, necessário falar sobre o suicídio, além da necessidade de políticas públicas que alcancem a posvenção, que, atualmente, não é abarcada.
Tendo em vista que a comunicação com ética e respeito é a principal tarefa do terapeuta que trabalha com o tema, o livro objetiva, ainda, aumentar a comunicação de forma responsável, isto é, com um diálogo que faça sentido para as pessoas com ideação suicida e que as acolha e as ouça verdadeiramente. Partindo da teoria fundamentada nos dados (TFD), apresenta reflexões e sugestões de atuação para a ampliação da conscientização sobre o suicídio.
PÚBLICO-ALVO
A obra é indicada a todos profissionais que queiram saber mais como falar de forma correta sobre o suicídio, como aumentar a consciência pública e como transformar ideias em ações. Pode ser utilizada por psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas. Também podem se beneficiar estudantes de diferentes áreas, assim como pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e todos que se envolvem com o tema.
CONHEÇA A AUTORA
Também é idealizadora do Mapa da Saúde Mental; responsável pela introdução do termo `posvenção’ no Brasil; diretora do curso de prevenção do suicídio para profissionais da segurança pública; co-coordenadora da pós-graduação em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e na Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em parceria com a Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS).
INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO
O quê: debate sobre suicídio com a psicóloga Karen Scavacini
Quando: 9 de agosto (terça-feira)
Horário: 18 horas
Onde: sede da BBDU, na Avenida Cristóvão Colombo, 100, Auditório Multiespaço, bairro Independência, Porto Alegre/RS
Público-alvo: psicólogos, médicos, educadores, profissionais da mídia, da área de segurança e das políticas públicas, estudantes de diferentes áreas, pessoas vivendo situações de sofrimento com ideação e tentativa de suicídio, familiares, amigos e demais pessoas da comunidade interessadas no assunto.
ENTRADA FRANCA
DADOS TÉCNICOS DO LIVRO
Título: Suicídio - Um problema de todos - Como aumentar a consciência pública na prevenção e na posvenção
Autora: Karen Scavacini
Editora: Sinopsys Editora
Páginas: 336
CONTATO
Contatos para maiores informações e entrevistas:
imprensa@sinopsyseditora.com.br
WhatsApp (51) 99999-7118 (jornalista Martina Wartchow) e telefone (51) 3600-6699, ramal 150.