Enurese de origem não orgânica: como diferenciar - Sinopsys Editora

0
Enurese de origem não orgânica: como diferenciar

Enurese de origem não orgânica: como diferenciar

18 de Março de 2022

A enurese de origem não orgânica é um transtorno caracterizado por micção involuntária (diurna e/ou noturna) anormal — levando-se em conta a idade mental da criança — e que não está ligada a um transtorno do controle vesical de origem neurológica, crises epilépticas ou anomalia orgânica do aparelho urinário.

Pode ocorrer, de modo contínuo, depois do nascimento ou ser precedida de um período de controle de função vesical. Também pode ser acompanhada de um transtorno mais generalizado das emoções ou do comportamento.

Aproximadamente 15% das crianças aos cinco anos sofrem com enurese noturna. A cada ano de amadurecimento, 15% dos casos se resolvem. Contudo 8% dos meninos de 12 anos e 4% das meninas de 12 anos ainda apresentam o quadro. Destes, 1% a 3% dos adolescentes continuam com o transtorno.


IMPACTO SOCIAL E EMOCIONAL


Apesar de desconfortável, a enurese de origem não orgânica não oferece riscos à saúde física. Seu impacto é mais social e emocional, gerando estresse também no âmbito familiar.

Ela pode inclusive coexistir com outros transtornos psicológicos, entre eles, o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Ansiedade e insônia também podem ocorrer no paciente relacionados à angústia e ao estigma social.


TRATAMENTO


Vários estudos relacionam a melhora da autoestima com o manejo da enurese de origem não orgânica. Mas se isso não ocorrer, é possível que a criança se isole. Esse impacto negativo se torna mais significativo aos sete anos.

Os objetivos do tratamento englobam evitar a perda de urina em ocasiões especiais (como ao longo da noite), diminuir a frequência com que o paciente se urina à noite, diminuir o impacto sobre a criança e a família e evitar a recorrência do problema.

Para atingi-los, devem ser feitas mudanças comportamentais e no estilo de vida. O manejo primário da enurese é baseado em mudanças comportamentais e reforço positivo e deve ser iniciado com a educação da criança e dos pais.

Há diferentes abordagens de terapias comportamentais disponíveis para o tratamento da enurese de origem não orgânica. A terapia motivacional inclui a reafirmação da segurança, o apoio emocional, a diminuição da culpa e o encorajamento do paciente para evitar a perda de urina.

Intervenções comportamentais simples incluem acordar as crianças em momentos que estejam associados à hora de urinar, reforço positivo e treinamento vesical, o que inclui a redução da ingestão de líquidos antes de dormir. Em alguns casos, a farmacoterapia pode ser indicada de forma paralela à psicoterapia.


FERRAMENTA


Operação: adeus xixi na cama
Com uma abordagem cognitivo-comportamental, o livro "Operação: adeus xixi na cama" se propõe a instrumentalizar o terapeuta para trabalhar com crianças com enurese de origem não orgânica.

De autoria da psicóloga Ariádny Abbud e publicada pela Sinopsys Editora, a obra apresenta diversas técnicas e atividades práticas baseadas em evidências científicas para terapeuta e família realizarem em várias sessões.

Deve ser lida em etapas, pois conta com atividades interativas, lembretes visuais, competições, treinos e, por fim, mostra como fazer prevenção à recaída, oferecendo o tratamento completo.


Operação: adeus xixi na cama


Leia também:



Outras do Blog

Tags

Enurese de origem não orgânica, comorbidades, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, TDAH, estresse, ansiedade, emoções

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69