Sinopsys Editora
0

Esquizofrenia e Transtorno Bipolar podem compartilhar raízes genéticas com a criatividade

14 de Julho de 2015

Estudos anteriores identificaram uma ligação entre criatividade e transtornos psiquiátricos, como transtorno bipolar, mas não havia ficado claro se essa associação se deve, em parte, à existência de genes em comum. Publicado na revista Nature Neuroscience, novo estudo aponta a influência direta dos genes encontrados em pessoas com esquizofrenia e transtorno bipolar na criatividade.
Embora a criatividade seja difícil de definir, para fins científicos os investigadores consideram uma pessoa criativa como alguém que possui ideias originais a partir de processos cognitivos que exibem diferentes modos de expressão ou pensamentos daqueles predominantes. Esquizofrenia e transtorno bipolar são doenças de pensamentos e emoções, o que significa que provocam alterações no processamento cognitivo e emocional.
Há muito se sugere que a criatividade e a psicose mostram algumas semelhanças, com exemplos notáveis de artistas como Vincent Van Gogh, que sofria de doença psiquiátrica. Estudos anteriores demonstraram que os transtornos psiquiátricos, especialmente o transtorno bipolar, tendem a ser encontrados nas mesmas famílias onde profissões criativas são comuns. No entanto, até agora não havia sido possível identificar se isso não era apenas devido a fatores ambientais compartilhados ou mesmo condição socioeconômica.
Escores de risco genéticos foram examinados em uma amostra de 86.292 indivíduos da população geral da Islândia, em colaboração com pesquisadores da DECODE Genetics, que forneceu os dados. Pessoas criativas foram definidas como aquelas pertencentes às sociedades artísticas nacionais de atores, bailarinos, músicos, artistas visuais e escritores.
Os pesquisadores descobriram que os escores de risco genéticos para a esquizofrenia e transtorno bipolar foram significativamente maiores naqueles indivíduos definidos como pessoas criativas.
Estes resultados corroboram a influência direta de fatores genéticos na criatividade, ao contrário do efeito de partilha do ambiente com pessoas que têm esquizofrenia ou transtorno bipolar. Robert Power, principal autor, do Centro de Psiquiatria do Desenvolvimento (SGDP) do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College, de Londres, disse: "Para a maioria dos transtornos psiquiátricos pouco se sabe sobre os caminhos biológicos subjacentes que levam à doença. Uma ideia que tem ganhado credibilidade é a de que esses distúrbios refletem extremos do espectro esperado de comportamento humano, mais do que uma doença psiquiátrica distinta. Ao saber que comportamentos saudáveis, como a criatividade, partilham a sua biologia com doenças psiquiátricas, ganhamos uma melhor compreensão dos processos de pensamento que levam uma pessoa a ficar doente e como o cérebro pode estar processando isso."
"Nossos resultados sugerem que as pessoas criativas podem ter uma predisposição genética para pensar de forma diferente, que, quando combinada com outros fatores biológicos ou ambientais nocivos, poderia levar à doença mental", conclui Power.
Fonte: Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience (IoPPN) at King`s College London. (2015, 08 de junho). Schizophrenia, bipolar disorder may share genetic roots with creativity. Science Daily. Acessado 09 de junho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/06/150608120145.htm
Outras do Blog

Tags

Esquizofrenia, Transtornos, Transtorno Bipolar, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?