Sete dons da comunicação com pessoas narcisistas
15 de Março de 2023
Existem inúmeras artes da comunicação, porém, quando é preciso se comunicar com pessoas narcisistas, sete dons são mais relevantes para quem convive com elas: respeito mútuo, autorrevelação, discernimento, colaboração, antecipação de conflitos, desculpas e escuta reflexiva.
Respeito mútuo envolve reconhecer as diferenças sem rotulações negativas. Trata-se do dom da generosidade. Você aceita o ponto de vista diferente do narcisista sem ser crítico, sem defender sua posição ou descartar suas próprias opiniões.
A autorrevelação permite que você se alivie da carga de esconder a verdade. Esse é o dom da coragem, firmemente associado à sua força interior, em que revela seu eu por inteiro ao narcisista — sem o uso de insultos gratuitos.
ESQUEMAS
No que está relacionado ao dom do discernimento, os esquemas (padrões emocionais e cognitivos responsáveis por processos de funcionamento da personalidade), que se encontram no núcleo do narcisismo e no trato com o narcisista, requerem o discernimento entre o “aqui e agora” e o “lá e então”.
Trata-se do dom da verdade. Quando você discerne, se comunica com uma clareza baseada no momento presente, afastando os obstáculos emaranhados do passado.
Por sua vez, o dom da colaboração invoca o poder coletivo do “nós”. É o dom do esforço compartilhado. Apesar de cometermos erros, também temos alguma coisa a oferecer uns aos outros ao trabalharmos em conjunto. Em um estado de “nós”, o diálogo é cuidadosamente moldado na responsabilidade compartilhada.
Já o dom de antecipar conflitos permite que você preveja as armadilhas em seu relacionamento com pessoas narcisistas. Esse é o dom da previsão. O cérebro, em parte, oferece esse presente. Toda pessoa tem capacidade de recorrer à memória para prever o que vem pela frente.
COMPAIXÃO
Um pedido de desculpas genuíno coloca ênfase na compaixão por quem foi ferido, e não na redenção para o transgressor. A arte de pedir desculpas é o dom da responsabilidade. Esse é o verdadeiro remorso. Com ele, você é responsável pelos impactos das suas palavras, opiniões e comportamentos, especialmente se eles forem ofensivos.
Por fim, a arte da escuta reflexiva envolve espelhar a comunicação da outra pessoa para extrair sentimentos ocultos. É o dom do equilíbrio. Você sabe como articular informações e como deixar de lado o interesse próprio e convida seu ouvinte a se expressar.
LEITURA
O transtorno da personalidade narcisista é aprofundado no mais recente lançamento da Sinopsys Editora, o livro “Desarmando o narcisista: sobrevivendo e prosperando com o egocêntrico”, de autoria da psicóloga norte-americana Wendy Behary.
Com apresentação do psicólogo estadunidense Jeffrey Young, a obra define e ilustra diferentes tipos de narcisismo, oferece explicações sobre por que e como o TPN se desenvolve e fornece orientações e ferramentas para se relacionar de forma eficaz com essas pessoas desafiadoras.
Também ajuda os leitores a identificarem seus próprios padrões e temas de vida para que possam entender por que são atraídos por pessoas narcisistas e como podem ser acionados ou ficarem emperrados ao lidar com elas.
Foi concebida para ajudá-los não só a atravessarem as dificuldades, mas também na realização de experiências melhores e mais satisfatórias ao interagirem com egocêntricos.