Terapia cognitiva baseada em mindfulness com crianças - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0
Terapia cognitiva baseada em mindfulness com crianças

Terapia cognitiva baseada em mindfulness com crianças

10 de Maio de 2022

A terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) foi criada para oferecer a indivíduos com histórico recorrente de depressão um tratamento complementar para prevenção de recaída dos sintomas.

No entanto, desde sua criação, no fim da década de 1990, ela tem sido utilizada em variados contextos clínicos, com populações diferentes, inclusive crianças e adolescentes.

Por ser considerada uma abordagem transdiagnóstica, a MBCT tem ajudado pessoas com diferentes dificuldades, tais como transtornos de ansiedade e humor, doenças crônicas e doenças relacionadas ao estresse.


RELAÇÃO


A terapia cognitiva baseada em mindfulness assume que é a relação que os indivíduos têm com seus pensamentos, suas emoções e as sensações do seu corpo que pode aumentar a ansiedade, a depressão e o estresse.

Portanto, praticar estratégias que têm como objetivo mudar essa relação com os pensamentos, as emoções e as sensações do corpo pode reduzir ansiedade, depressão e estresse.


Quando os pequenos praticam essa consciência de abertura e aceitação, eles podem abrir espaço para se relacionarem com o mundo de diferentes maneiras e até de forma mais adaptativa.


CONSCIÊNCIA


Com maior consciência, vão poder fazer escolhas com base no que seja importante para eles, de acordo com suas necessidades e intenções.

Por meio das estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness, a criança é convidada a aceitar ela mesma e tudo o que surja em sua vida com gentileza e a ver pensamentos como fenômenos internos que vão surgindo dentro da cabeça em vez de vê-los como verdades ou mentiras que precisam ser refutadas ou racionalizadas.

Essa abertura e aceitação, por sua vez, abre caminho para que mudanças possam ocorrer de forma espontânea e natural.


OBJETIVOS


Ao introduzir a MBCT para crianças, os terapeutas devem ter em mente três objetivos. Um deles é ensiná-las que pensamentos, sensações e emoções são experiências passageiras.

O outro objetivo é mostrar que elas são capazes de segurar com leveza (por meio de inúmeros recursos, sendo a respiração um deles) todas essas experiências.

E o terceiro objetivo é ensinar às crianças que a maneira como as pessoas reagem no mundo é filtrada por suas interpretações pessoais das situações que vivem.


ENVOLVIMENTO FAMILIAR


O envolvimento de pais ou outros cuidadores na terapia cognitiva baseada em mindfulness para crianças é muito valioso. Introduzir atenção plena para eles é parte integral do processo, porque, em parceria com os filhos, podem levá-la para o dia a dia da família.

Da mesa de jantar até a hora de escovar os dentes e de praticar as meditações do programa de MBCT, os adultos podem se tornar facilitadores no desenvolvimento de habilidades de mindfulness nas crianças.

Além disso, esse envolvimento possibilita aos terapeutas uma ampla visão da família como um todo e não apenas foco no paciente. Consequentemente, eles podem ampliar as chances de o tratamento ser eficaz.


LITERATURA


Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
O livro "Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness", de autoria do psicólogo Vitor Friary e publicado pela Sinopsys Editora, torna a prática de mindfulness divertida e cativante por meio da respiração, dos sentidos, de brincadeiras e jogos.

A primeira parte da obra cobre todos os conceitos e processos essenciais de mindfulness, incluindo recomendações de como introduzir essas práticas no contexto infantil. A segunda contém diferentes exercícios práticos e meditações com roteiros, e a terceira traz orientações para pais, educadores e cuidadores.

Já a quarta e quinta partes estão direcionadas a profissionais de saúde que trabalham com a clínica infantil e querem um conhecimento mais robusto de como trabalhar as estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) para crianças no contexto terapêutico.

Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
Outras do Blog

Tags

Mindfulness, atenção plena, flexibilidade psicológica, desenvolvimento infantil, regulação emocional, autocuidado, compaixão, suavidade

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69