Como introduzir mindfulness para crianças? - Sinopsys Editora
0
Como introduzir mindfulness para crianças?

Como introduzir mindfulness para crianças?

11 de Maio de 2022

Ao conduzir mindfulness para crianças, é importante para os adultos — pais, cuidadores, educadores e terapeutas — considerarem que elas vão se mostrar mais abertas às demonstrações físicas e visuais sobre atenção plena do que explicações meramente verbais.

Desde cedo, é possível desenvolver em crianças um interesse especial sobre como se aproximar do mundo por meio dos seus sentidos, enriquecendo sua aprendizagem, abrindo um espaço para descobertas e renovando a sua curiosidade sobre cores, formas, sabores, cheiros e texturas.

Sendo assim, uma série de exercícios de mindfulness pode ser utilizada visando criar um espaço para o desenvolvimento da inteligência emocional e da resiliência na infância.

Tais exercícios são como um convite para a conscientização de como é possível desenvolver uma maior capacidade de autocuidado, abertura, gentileza e amizade. E quanto antes se começar a viver isso, melhor para o desenvolvimento infantil.


CONEXÃO DIRETA


Para introduzir as práticas de mindfulness para crianças, é possível, por exemplo, usar um globo de neve. Se for balançado, ele fica agitado por dentro, mas se for repousado sobre a mesa, a neve vai ficando mais calma até parar por completo.

O próximo passo é explicar aos pequenos que a neve é como o desconforto e, tal como acontece com um globo de neve, se eles aprenderem a parar e respirar conscientemente na hora de uma dificuldade, o medo, a preocupação e a tristeza podem se acalmar.

Dessa forma, a garotada tende a fazer uma conexão mais direta entre as práticas de atenção plena, a utilidade e os benefícios que têm na intenção de um bem-estar maior no dia a dia.


CORPO E MENTE


Por meio dos exercícios de atenção plena voltados para os sentidos, é possível ensinar às crianças a relação entre corpo e mente mais facilmente.

Um exemplo é pedir a elas que fechem os olhos e imaginem morder um pedaço de limão e sentir o gosto, explorando como, através do pensamento, os rostos e as línguas reagem ao sabor azedo da fruta.


CURIOSIDADE ESPECIAL


Durante e após os exercícios, o adulto condutor da prática de mindfulness para crianças deve registar a sua experiência e notar, com curiosidade especial, as experiências e os relatos delas.

A curiosidade é o ingrediente mais enriquecedor desse trabalho. É preciso se interessar por tudo o que acontece, ou seja, na descoberta, sem se perder nas análises e interpretações.

O objetivo é mostrar interesse pelas experiências, independentemente de serem boas ou ruins, de modo a instigar e modelar para a criança a capacidade de sentir, perceber e notar todas as experiências com curiosidade, abertura e sem julgamento.

Ao praticar mindfulness e dividir esse conhecimento com os filhos ou com outras crianças com as quais se importam, os adultos começam a estabelecer uma relação mais próxima, acolhedora e gentil consigo mesmos e com os pequenos a qual promove segurança e compaixão.


LIVRO


Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
O livro "Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness", de autoria do psicólogo Vitor Friary e publicado pela Sinopsys Editora, torna a prática de mindfulness divertida e cativante por meio da respiração, dos sentidos, de brincadeiras e jogos.

A primeira parte da obra cobre todos os conceitos e processos essenciais de mindfulness, incluindo recomendações de como introduzir essas práticas no contexto infantil. A segunda contém diferentes exercícios práticos e meditações com roteiros, e a terceira traz orientações para pais, educadores e cuidadores.

Já a quarta e quinta partes estão direcionadas a profissionais de saúde que trabalham com a clínica infantil e querem um conhecimento mais robusto de como trabalhar as estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) para crianças no contexto terapêutico.

Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness
Outras do Blog

Tags

Mindfulness, atenção plena, desenvolvimento infantil, resiliência, regulação emocional, inteligência emocional, autocuidado, gentileza, amizade, conexão direta, bem-estar, corpo e mente, sentidos, curiosidade, compaixão

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?