Como introduzir mindfulness para crianças?
11 de Maio de 2022
Ao conduzir mindfulness para crianças, é importante para os adultos — pais, cuidadores, educadores e terapeutas — considerarem que elas vão se mostrar mais abertas às demonstrações físicas e visuais sobre atenção plena do que explicações meramente verbais.
Desde cedo, é possível desenvolver em crianças um interesse especial sobre como se aproximar do mundo por meio dos seus sentidos, enriquecendo sua aprendizagem, abrindo um espaço para descobertas e renovando a sua curiosidade sobre cores, formas, sabores, cheiros e texturas.
Sendo assim, uma série de exercícios de mindfulness pode ser utilizada visando criar um espaço para o desenvolvimento da inteligência emocional e da resiliência na infância.
Tais exercícios são como um convite para a conscientização de como é possível desenvolver uma maior capacidade de autocuidado, abertura, gentileza e amizade. E quanto antes se começar a viver isso, melhor para o desenvolvimento infantil.
CONEXÃO DIRETA
Para introduzir as práticas de mindfulness para crianças, é possível, por exemplo, usar um globo de neve. Se for balançado, ele fica agitado por dentro, mas se for repousado sobre a mesa, a neve vai ficando mais calma até parar por completo.
O próximo passo é explicar aos pequenos que a neve é como o desconforto e, tal como acontece com um globo de neve, se eles aprenderem a parar e respirar conscientemente na hora de uma dificuldade, o medo, a preocupação e a tristeza podem se acalmar.
Dessa forma, a garotada tende a fazer uma conexão mais direta entre as práticas de atenção plena, a utilidade e os benefícios que têm na intenção de um bem-estar maior no dia a dia.
CORPO E MENTE
Por meio dos exercícios de atenção plena voltados para os sentidos, é possível ensinar às crianças a relação entre corpo e mente mais facilmente.
Um exemplo é pedir a elas que fechem os olhos e imaginem morder um pedaço de limão e sentir o gosto, explorando como, através do pensamento, os rostos e as línguas reagem ao sabor azedo da fruta.
CURIOSIDADE ESPECIAL
Durante e após os exercícios, o adulto condutor da prática de mindfulness para crianças deve registar a sua experiência e notar, com curiosidade especial, as experiências e os relatos delas.
A curiosidade é o ingrediente mais enriquecedor desse trabalho. É preciso se interessar por tudo o que acontece, ou seja, na descoberta, sem se perder nas análises e interpretações.
O objetivo é mostrar interesse pelas experiências, independentemente de serem boas ou ruins, de modo a instigar e modelar para a criança a capacidade de sentir, perceber e notar todas as experiências com curiosidade, abertura e sem julgamento.
Ao praticar mindfulness e dividir esse conhecimento com os filhos ou com outras crianças com as quais se importam, os adultos começam a estabelecer uma relação mais próxima, acolhedora e gentil consigo mesmos e com os pequenos a qual promove segurança e compaixão.
LIVRO
O livro "Mindfulness para crianças - Estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness", de autoria do psicólogo Vitor Friary e publicado pela Sinopsys Editora, torna a prática de mindfulness divertida e cativante por meio da respiração, dos sentidos, de brincadeiras e jogos.
A primeira parte da obra cobre todos os conceitos e processos essenciais de mindfulness, incluindo recomendações de como introduzir essas práticas no contexto infantil. A segunda contém diferentes exercícios práticos e meditações com roteiros, e a terceira traz orientações para pais, educadores e cuidadores.
Já a quarta e quinta partes estão direcionadas a profissionais de saúde que trabalham com a clínica infantil e querem um conhecimento mais robusto de como trabalhar as estratégias da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) para crianças no contexto terapêutico.