Treinamento de pais: vivências em grupo
26 de Setembro de 2022
Uma das modalidades de treinamento de pais de crianças com comportamentos disruptivos é a psicoterapia em grupo, em que eles são atendidos coletivamente, com o cuidado de unir responsáveis por pacientes com faixa etária aproximada e também com sintomas ou transtornos semelhantes.
Entre os fatores terapêuticos primários presentes nas vivências em grupo no treinamento de pais, constam instalação de esperança, universalidade, compartilhamento de informações, altruísmo, recapitulação corretiva do grupo familiar primário, desenvolvimento de técnicas de socialização, comportamento de imitação, aprendizagem interpessoal, coesão grupal, catarse e fatores existenciais.
A psicoterapia em grupo admite a transformação dos participantes por meio da influência mútua. Por meio do feedback dos outros, da autorreflexão e da auto-observação, os membros conscientizam-se de aspectos importantes do seu comportamento interpessoal.
METAS CENTRAIS
Entre as metas centrais do treinamento de pais em grupo, estão orientar quanto ao desenvolvimento dos filhos e incentivar a alocução e discussão dos problemas que comprometem os membros da família, assim como trabalhar emoções e afeto e a importância do vínculo familiar.
Outros objetivos são estimular a aplicação de metodologia educativa para o desenvolvimento acertado dos filhos, ensinar de forma didática os fundamentos da análise de comportamento — reforço e punição — para que possam ser desenvolvidas estratégias necessárias para reforçar os bons comportamentos e reduzir reações de agressividade de pais e filhos.
HABILIDADES SOCIAIS
Nas vivências em grupo no treinamento de pais, também é efetivo trabalhar suas habilidades sociais no sentido de orientar sobre a necessidade de instruir seus filhos a adotarem comportamentos mais adaptativos.
As habilidades sociais correspondem a um universo mais abrangente das relações interpessoais e se estendem para além da assertividade, incluindo as habilidades de comunicação, de resolução de problemas, de cooperação e aquelas próprias dos rituais sociais estabelecidas pela subcultura grupal.
LEITURA
O livro “Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil”, publicado pela Sinopsys Editora e organizado pelos psicólogos Marina Gusmão e Renato Maiato Caminha, reúne a experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente em função de suas pesquisas e intervenções clínicas na prática infantil.
A obra é voltada para terapeutas que trabalham com crianças e adolescentes e necessariamente orientam pais.
Considerando os cuidadores como participantes significativos da intervenção focada na criança ou mesmo como o foco principal do tratamento, os autores enfatizam as modalidades de tratamento, indicando inclusive os principais protocolos utilizados predominantemente em casos de psicopatologias específicas.
Longe de esgotar a temática ainda pouco aprofundada na literatura nacional, a publicação pretende inaugurar a discussão sobre o trabalho com pais numa ótica cognitivo-comportamental, enfatizando a importância da abordagem nesse processo que busca modificações importantes na vida das crianças e de suas famílias.