A experiência do nascimento na obra de D.W. Winnicott: Teoria e prática em maternidade - Sinopsys Editora
0
A experiência do nascimento na obra de D.W. Winnicott: Teoria e prática em maternidade

A experiência do nascimento na obra de D.W. Winnicott: Teoria e prática em maternidade

Renata Silva Coelho

ESGOTADO

SINOPSE

Para Sigmund Freud, a primeira experiência de ansiedade pela qual passa o indivíduo é o nascimento. É também o símbolo de separação (bebê-mãe), um momento traumático em si mesmo que pode trazer consequências psíquicas negativas para o sujeito em seu futuro, sua história. Já em Inibições, sintomas e angústia (1926), Freud reconhecia uma continuidade entre a vida intrauterina e a vida pós-parto.

Para Donald Winnicott, pediatra e psicanalista inglês, entretanto, a ansiedade é um fenômeno universal e não se estabelece pelo trauma do nascimento. O parto é o momento de interrupção da continuidade de ser (do bebê) e não pode ser demorado para não se correr o risco, aí sim, de se tornar traumático. O nascimento seria, então, uma elaboração psicológica do parto em um esforço pessoal bem-sucedido.

Em seu belo trabalho, a autora passeia principalmente, e muito habilmente, por entre esses dois autores, confrontando-os, muitas vezes, para construir um caminho, um novo olhar acerca do nascimento, tal como poderíamos ter hoje em dia. Sua contribuição vai além quando propõe que o ser humano necessita do acolhimento ambiental para que o nascimento seja uma experiência de fortalecimento do sentimento maior de estarmos vivos e que o cuidado pessoal na assistência à maternidade é fundamental para o seu êxito.

Ana Maria Vilar Suassuna.


CONHEÇA A AUTORA


Renata da Silva Coelho
Possui doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001), e graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995). Professora universitária desde 2003. Coordenadora do P.A.P.O. Programa de atendimento psicopedagógico e Orientação para grupo de pacientes do ambulatório Pró-Mulher. Participou do grupo de pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas-CNPq. Participou como colaboradora do LESSEX — Laboratório de Estudos em Saúde e Sexualidade — PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Clínica. Psicóloga Colaboradora no Projeto Apoiar Online - IP-USP, desde março de 2020. Pesquisadora no grupo de pesquisa Clínica de Grupos e Instituições na Abordagem Psicanalítica (CLIGIAP), da Universidade de São Paulo.

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786586140385
Formato: 208 páginas
Acabamento: Brochura
Ano: 2020

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?