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Bons pensamentos - Bons sentimentos: guia de terapia cognitivo-comportamental para adolescentes e jovens adultos

Bons pensamentos - Bons sentimentos: guia de terapia cognitivo-comportamental para adolescentes e jovens adultos

Paul Stallard

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SINOPSE

Como ajudar adolescentes e jovens adultos a enfrentar sofrimentos emocionais (baixa autoestima, dificuldades afetivas e de relacionamento)? Em Bons pensamentos - bons sentimentos: guia de terapia cognitivo-comportamental para adolescentes e jovens adultos, Paul Stallard reúne material psicoeducacional e práticas e exercícios baseados na TCC - incluindo ideias das terapias de terceira onda -, a fim de apoiar os terapeutas nesta tarefa.


Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um termo genérico usado para descrever uma família de intervenções psicoterapêuticas que focam na relação entre processos cognitivos, emocionais e comportamentais. O objetivo geral da TCC é facilitar a conscientização do importante papel das cognições nas emoções e nos comportamentos. Os primeiros ensaios randomizados que demonstraram a eficácia da TCC em crianças e adolescentes surgiram no início da década de 1990.


Uma característica fundamental da TCC é o processo colaborativo pelo qual ela acontece. O cliente tem um papel ativo com relação à identificação de seus objetivos, ao estabelecimento de metas, à experimentação, à prática e ao monitoramento de seu desempenho. A abordagem visa facilitar um autocontrole maior e mais eficaz, com o terapeuta fornecendo uma estrutura de suporte na qual isso pode ocorrer. É uma abordagem estruturada e objetiva que orienta o jovem por meio de um processo de avaliação, formulação de problemas, intervenção, monitoramento e reavaliação.


A terapia pode envolver a identificação de valores pessoais importantes. Eles ajudam a manter o foco no futuro e atuam como um arcabouço para motivar e orientar o comportamento em direção à sua realização. O estabelecimento de metas é uma parte inerente de todos os programas cognitivo-comportamentais. As metas gerais da terapia são mutuamente acordadas e definidas para que possam ser avaliadas de forma objetiva. A transferência de habilidades das sessões de terapia para a vida cotidiana é incentivada pelo uso sistemático de tarefas de casa, onde novas habilidades são praticadas em ambientes da vida real. A consecução dos objetivos especificados é revisada regularmente e fornece uma visão geral do progresso.


A terapia cognitivo-comportamental ajuda o indivíduo a ver o quadro completo para que suas qualidades e realizações sejam reconhecidas e admitidas. Um processo estruturado de resolução de problemas pode fornecer um arcabouço útil para confrontar e lidar com desafios em vez de adiar ou evitar decisões.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Capítulo 1. Terapia cognitivo-comportamental: origens teóricas, justificativa e técnicas

Capítulo 2. O processo da terapia cognitivo-comportamental

Capítulo 3. Bons pensamentos — bons sentimentos: visão geral dos materiais

Capítulo 4. Valorize-se

Capítulo 5. Seja gentil consigo mesmo

Capítulo 6. Fique atento

Capítulo 7. Preparando-se para mudar

Capítulo 8. Pensamentos, sentimentos e o que você faz

Capítulo 9. Sua forma de pensar

Capítulo 10. Armadilhas do pensamento

Capítulo 11. Mude seu pensamento

Capítulo 12. Crenças nucleares

Capítulo 13. Entenda como você se sente

Capítulo 14. Controle seus sentimentos

Capítulo 15. Resolução de problemas

Capítulo 16. Verifique

Capítulo 17. Enfrente seus medos

Capítulo 18. Ocupe-se

Capítulo 19. Mantendo-se bem


Referências

Índice


PÚBLICO-ALVO


Livro indicado para terapeutas cognitivo-comportamentais, psicólogos clínicos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área da saúde mental que trabalham com adolescentes e jovens adultos.


CONHEÇA O AUTOR


Paul Stallard

Professor de Saúde Mental Infantil e Familiar na Universidade de Bath e psicólogo consultor clínico da Avon and Wiltshire Mental Health Partnership NHS Trust. Possui inúmeras publicações em revistas científicas e está envolvido na avaliação de programas de TCC para ansiedade e depressão em escolas do Reino Unido e em outros países.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786558820093

Formato: 17,5 x 25 cm | 232 páginas | Peso: 513g.

Ano: 2021

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