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Paul Stallard
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
Como ajudar adolescentes e jovens adultos a enfrentar sofrimentos emocionais (baixa autoestima, dificuldades afetivas e de relacionamento)? Em Bons pensamentos - bons sentimentos: guia de terapia cognitivo-comportamental para adolescentes e jovens adultos, Paul Stallard reúne material psicoeducacional e práticas e exercícios baseados na TCC - incluindo ideias das terapias de terceira onda -, a fim de apoiar os terapeutas nesta tarefa.
Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um termo genérico usado para descrever uma família de intervenções psicoterapêuticas que focam na relação entre processos cognitivos, emocionais e comportamentais. O objetivo geral da TCC é facilitar a conscientização do importante papel das cognições nas emoções e nos comportamentos. Os primeiros ensaios randomizados que demonstraram a eficácia da TCC em crianças e adolescentes surgiram no início da década de 1990.
Uma característica fundamental da TCC é o processo colaborativo pelo qual ela acontece. O cliente tem um papel ativo com relação à identificação de seus objetivos, ao estabelecimento de metas, à experimentação, à prática e ao monitoramento de seu desempenho. A abordagem visa facilitar um autocontrole maior e mais eficaz, com o terapeuta fornecendo uma estrutura de suporte na qual isso pode ocorrer. É uma abordagem estruturada e objetiva que orienta o jovem por meio de um processo de avaliação, formulação de problemas, intervenção, monitoramento e reavaliação.
A terapia pode envolver a identificação de valores pessoais importantes. Eles ajudam a manter o foco no futuro e atuam como um arcabouço para motivar e orientar o comportamento em direção à sua realização. O estabelecimento de metas é uma parte inerente de todos os programas cognitivo-comportamentais. As metas gerais da terapia são mutuamente acordadas e definidas para que possam ser avaliadas de forma objetiva. A transferência de habilidades das sessões de terapia para a vida cotidiana é incentivada pelo uso sistemático de tarefas de casa, onde novas habilidades são praticadas em ambientes da vida real. A consecução dos objetivos especificados é revisada regularmente e fornece uma visão geral do progresso.
A terapia cognitivo-comportamental ajuda o indivíduo a ver o quadro completo para que suas qualidades e realizações sejam reconhecidas e admitidas. Um processo estruturado de resolução de problemas pode fornecer um arcabouço útil para confrontar e lidar com desafios em vez de adiar ou evitar decisões.
Referências
Índice
Livro indicado para terapeutas cognitivo-comportamentais, psicólogos clínicos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área da saúde mental que trabalham com adolescentes e jovens adultos.
Paul Stallard
Professor de Saúde Mental Infantil e Familiar na Universidade de Bath e psicólogo consultor clínico da Avon and Wiltshire Mental Health Partnership NHS Trust. Possui inúmeras publicações em revistas científicas e está envolvido na avaliação de programas de TCC para ansiedade e depressão em escolas do Reino Unido e em outros países.
ISBN: 9786558820093
Formato: 17,5 x 25 cm | 232 páginas | Peso: 513g.
Ano: 2021
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