TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS PARA CASAIS E FAMÍLIAS: BASES TEÓRICAS, PESQUISAS E INTERVENÇÕES
O livro "Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções" reúne reflexões e apontamentos realizados por pesquisadores no Brasil e no exterior. O livro está organizado em quatro partes, orientadas por objetivos específicos. Na primeira parte, composta por seis capítulos, visa apresentar os modelos contemporâneos com casais e famílias a partir da discussão de aspectos teóricos introdutórios para a compreensão da intervenção e dinâmica conjugal e/ou familiar. Com o propósito de aspectos apresentar os centrais dos processos terapêuticos com casais e famílias, a segunda parte da obra contempla seis capítulos relacionados às questões éticas, jurídicas, avaliação, técnicas e recursos que podem ser aplicados contextualmente aos casos atendidos pelos terapeutas familiares e conjugais. Na terceira parte, composta por cinco capítulos, os autores trazem contribuições fundamentais para a compreensão do exercício da parentalidade e conjugalidade. Por fim, a quarta parte do livro, com cinco capítulos, são discutidos alguns aspectos específicos para o manejo e prevenção de saúde em casais e famílias. De acordo com os organizadores da obra, Bruno Luiz Avelino Cardoso e Kelly Paim, o livro "tem o objetivo de promover atualização a terapeutas e estudiosos, além de suprir uma necessidade de literaturas sobre esses modelos no Brasil".
Autores: Bruno Luiz Avelino Cardoso e Kelly Paim
+
COMO LIDAR COM A DISFORIA DE GÊNERO (TRANSEXUALIDADE)
O propósito deste livro é apresentar conceitos, esclarecer dúvidas e mostrar como é possível desenvolver um trabalho transdisciplinar com crianças, adolescentes, e adultos que vai além de cuidados de saúde, que busca diminuir preconceitos, e incluir essas pessoas como cidadãs numa sociedade que não só pode, mas também deve aceita-lás em suas peculiaridades.
PRINCIPAIS VANTAGENS:
- Apresenta a disforia de gênero nas diferentes fases do desenvolvimento: infância, adolescência e fase adulta.
- Desmistifica a construção de gênero e sexualidade.
- Reduz a estigmatização e amplia o respeito e o acesso à saúde, uma vez que a não identificação de uma pessoa com seu sexo anatômico não representa uma desordem mental.
- Indica serviços de referência para o processo transexualizador no SUS.
Organizador: Alexandre Saadeh
+
DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: 100 CARDS INFORMATIVOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
Você deseja saber mais sobre diversidade sexual e de gênero e conhecer informações importantes sobre a população LGBT? Estes cards explicam, de forma simplificada e embasada cientificamente, conceitos como sexo, identidade de gênero e orientação sexual, auxiliando na sua compreensão dessas temáticas e mantendo você atualizado e aberto à diversidade.
A proposta dessa caixinha de cards é servir como recurso de psicoeducação e informações sobre a diversidade sexual e de gênero. O conteúdo é autoinstrutivo e tem como objetivo fornecer informações sobre essa temática. Material direcionado para pessoas do público geral, pacientes/população clínica e, especialmente, para profissionais que desejem se familiarizar com o seu conteúdo.
DIFERENCIAIS DA OBRA: Este recurso apresenta conteúdos complexos em linguagem compreensível e pode ser usada para que profissionais clínicos se familiarizem com a demanda contemporânea de gênero e sexualidade e pela população geral, contribuindo com o acesso à informação e sobre essa temática.
Autor: Ramiro Figueiredo Catelan