Ensinando de um jeito que funciona - Andragogia e Análise Transacional - Sinopsys Editora
0
Ensinando de um jeito que funciona - Andragogia e Análise Transacional

Ensinando de um jeito que funciona - Andragogia e Análise Transacional

Carmem Maria Sant`Anna, Fabrizia Rossetti

R$ 50,40  no PIX
2 x de R$ 31,50 sem juros

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Você também se encontra às voltas com uma equipe que não aprende e comete os mesmos erros? Você nota que a comunicação na sua empresa não flui? Você percebe a dificuldade de seus alunos se engajarem no seu próprio aprendizado? Sente que a responsabilidade pelos processos não é assumida nos grupos? Estas dores podem ter uma mesma origem e estão no modo de aprender do adulto.


As principais ferramentas para lidar com esses desafios, tanto no ambiente corporativo quanto no educacional, são oferecidas neste livro. Ensinando de um jeito que funciona — Andragogia e Análise Transacional traz para você princípios de como funcionam a mente e os modelos de aprendizagem do adulto. Mais do que teoria, aqui as autoras compartilham com você o aprendizado que tiveram em aplicar os recursos da Andragogia e da Análise Transacional em mais de 200 empresas, com resultados positivos.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Prefácio 1

Thiago Peixoto


Prefácio 2

Regina Silva


Prefácio 3

Ede Lanir


Introdução



1 Andragogia: o modo de aprender do adulto


O adulto aprende de modo diferente

Sentido etimológico dos termos “Pedagogia” e “Andragogia”

O papel do facilitador de aprendizagem e sua conduta

Demanda por mais professores capacitados para trabalhar com adultos

Barreiras da aprendizagem



2 O Contrato de Aprendizagem


O que é Contrato de Aprendizagem

O que o contrato oferece

Aspectos da Teoria dos Contratos, considerando outros atores implicados na relação

Requisitos básicos do contrato, segundo Claude Steiner

Etapas do Contrato de Aprendizagem: inclusão

Etapas do Contrato de Aprendizagem: alinhamento de expectativas

Etapas do Contrato de Aprendizagem: definição de papéis e responsabilidades – fechamento do contrato

A importância de explicitar o implícito



3 Os princípios da Andragogia


Princípio 1: Necessidade de saber

Princípio 2: Autoconceito do aprendiz

Princípio 3: O papel da experiência

Princípio 4: Prontidão para aprender

Princípio 5: Orientação para aprendizagem

Princípio 6: Motivação



4 Os elementos do processo da Andragogia – O foco é o aluno


1 Preparar o aluno

2 Clima

3 Planejamento

4 Diagnóstico das necessidades

5 Definição dos objetivos

6 Desenho dos planos de aprendizagem

7 Atividades de aprendizagem

8 Avaliação



5 Os estilos de aprendizagem


Características dos estilos de aprendizagem

Como preparar uma aula ou treinamento usando os estilos de aprendizagem

Como escolher atividades para atender a cada estilo

Observações finais para usar os estilos de aprendizagem

Para analisar e refletir



6 O Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)


As etapas do CAV



7 O fazer da Andragogia à luz de conceitos da Análise Transacional (AT)


Entendendo comportamentos manifestados por alunos em início de aulas



Referências bibliográficas

Referências infográficas

Anexo 1 – Diagnóstico para o princípio 1: Necessidade do saber

Anexo 2 – Inventário informal dos Estilos de Aprendizagem

Anexo 3 – Por que organizar subgrupos


CONHEÇA AS AUTORAS


Carmem Maria Sant`Anna


Fabrizia Rossetti

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557137826
Formato: 13,7 x 21 cm | 216 páginas | Peso: 242g.

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?