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Fernanda Pasquoto de Souza, Gisele Iesbich Vargas, Margareth da Silva Oliveira
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
Comer é uma necessidade básica do ser humano e serve tanto para atender ao princípio da sobrevivência quanto para satisfazer ou compensar o indivíduo emocionalmente, em virtude do seu conteúdo simbólico ou de prazer. Uma pessoa com transtorno alimentar apresenta uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, cujo resultado é o consumo ou a absorção alterada dos alimentos, com comprometimento do funcionamento psicossocial e da saúde física e psicológica. Entre os transtornos alimentares mais comuns, estão anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar.
Para uma compreensão mais ampla, elucida-se que o hábito alimentar define-se como um conjunto de aspectos sociais, culturais e econômicos e relacionam-se com percepções sobre o que é saudável, sendo estes conceitos reproduzidos de forma coletiva na sociedade. Já a imagem social é a visão corporal que se relaciona com o tamanho e a forma, características que, por sua vez, se associam a sentimentos, experiência e atitudes formando, assim, uma figuração mental que se baseia em crenças e valores culturais construídos socialmente e que busca a aprovação dos demais indivíduos.
Assim, este livro esclarece dúvidas sobre o tema e é fonte de suporte tanto para profissionais quanto para pacientes, familiares e pessoas que, de alguma forma, têm envolvimento com esse tipo de transtorno.
Considerações finais
Referências
Leituras recomendadas
Para uso clínico e familiar de adultos acima de 18 anos, tanto de profissionais quanto de pacientes, com transtornos alimentares para auxiliar no tratamento psicoterápico.
Faz parte da coleção O que você precisa saber e tem medo de perguntar, que visa esclarecer para não especialistas aspectos relacionados a transtornos mentais e outros assuntos comuns nos consultórios. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população. Por sua linguagem clara, objetiva e acessível ao público geral, também pode ser útil ao terapeuta como ferramenta de psicoeducação no processo terapêutico.
Fernanda Pasquoto de Souza
Psicóloga. Professora do curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Editora associada da Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde: ALETHEIA. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde Adulto/Idoso da Ulbra. Sócia da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Formada em Terapia do Esquema, com credenciamento internacional junto a International Society of Schema Terapy (ISST) e ao New Jersey/New York Institute of Schema Terapy, Estados Unidos. Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela WP. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Gisele Iesbich Vargas
Psicóloga. Pós-graduanda em Psicoterapias Integrativas para Infância e Adolescência no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo de Porto Alegre (CEFI).
Margareth da Silva Oliveira
Psicóloga. Sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Terapeuta certificada pela FBTC. Membro da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO). Recebeu treinamento avançado em entrevista motivacional com William Miller. Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Atendimento em Psicoterapias Cognitivas (GAAPCC) e do Laboratório de Intervenções Cognitivas e Comportamentais (Labico). Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou pós-doutoramento em Ciências da Saúde na University of Maryland, Baltimore County (UMBC).
ISBN: 9786555710847
Formato: 16x23 cm | 64 páginas | Peso: 197g.
Acabamento: Brochura | Verniz localizado
Ano: 2022
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