Pedagogia do fracasso - Sinopsys Editora
0
Pedagogia do fracasso

Pedagogia do fracasso

Henrique Augusto Torres Simplício e Vitor Geraldi Haase

ESGOTADO

SINOPSE

O que as ciências cognitivas têm a dizer sobre aprendizagem. Uma crítica às teorias clássicas que orientam muitas das práticas pedagógicas no Brasil. A crítica tem como base as ciências cognitivas. Os autores analisam problemas da educação brasileira e sua relação com teorias clássicas de desenvolvimento infantil e aprendizagem.



CONHEÇA O SUMÁRIO



Parte I


Capítulo 1 - O romantismo educacional


Capítulo 2 - As mazelas do construtivismo


Capítulo 3 - Precisamos reinventar a roda?A importância da herança do conhecimento na aprendizagem


Capítulo 4 - Paulo Freire e a Aprendizagem: transferir conhecimento ou fazer propaganda política?


Parte II


Capítulo 5 - O que a psicologia evolutiva e a comportamental tem a dizer sobre educação?


Capítulo 6 - Ecologia da Aprendizagem a abordagem sociocontextual


Capítulo 7 - Por que é tão cansativo aprender coisas novas na escola? Processamento de informação, memória de trabalho e longo prazo


Capítulo 8 - As bases neurais da aprendizagem escolar


Parte III


Capítulo 09 - Diferentes formas de Ensino


Capítulo 10 - Como as crianças aprendem a ler a escrever as palavras e os números?


Capítulo 11 - Como se desenvolve a compreensão leitora?


Capítulo 12 - Como as crianças aprendem aritmética?


Capítulo 13 - Transtorno generalizado de ensino - o fracasso da pedagogia


Posfácio


Como as crianças aprendem na escola?


Dez perguntas trazendo contribuições importantes das ciências cognitivas e comportamentais para o conhecimento



CONHEÇA OS AUTORES


Henrique Augusto Torres Simplício

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (2013 e 2014). Mestre em Sociologia (2016) e Doutor em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências (2022) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2015 e 2017, foi professor substituto da Universidade Federal de Viçosa (Campus Florestal). Atualmente, é pesquisador no Laboratório de Neuropsicologia e Desenvolvimento (LND) da UFMG. Têm experiência com a elaboração de pesquisas avaliando comportamento humano (surveys, entrevistas semi-estruturadas, machine learning) usando os softwares R, Python e PowerBI. Atua principalmente dentro dos seguintes temas: Neurociências, Políticas públicas, Vulnerabilidade, Desenvolvimento e Experiências Adversas, Aspectos Sociodemográficos do Desempenho Acadêmico, Qualidade de vida, Segurança Pública.


Vitor Geraldi Haase

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de neuropsicologia, tendo interesse por correlação estrutura-função em neuropsicologia, modelos de processamento de informação em neuropsicologia (cognição matemática, processamento lexical, processamento viso espacial, funções executivas), reabilitação neuropsicológica, desenvolvimento humano e qualidade de vida, epidemiologia clínica e psicologia evolucionista.



DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786586163414

Formato: 17x24cm | 184 páginas | Peso:0,315kg

Acabamento: Brochura

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?