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Marília Silveira, Marcia Moraes, Laura Cristina de Toledo Quadros
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
No campo científico não é incomum percebermos uma espécie de “monocultura do pensamento”, como se refere Anna Tsing (2019). Assim como a monocultura empobrece os solos na agricultura, a monocultura do pensamento empobrece a diversidade dos mundos que nossas pesquisas podem produzir. A monocultura faz mal para o solo, desgasta, exige que os mesmos nutrientes estejam sempre presentes para que as mesmas sementes cresçam, como na ciência moderna e nas metodologias de replicação. O que propomos é o contrário disso, é um cultivo de diferentes elementos, pensamentos e teorias.
Em PesquisarCOM: caminhos férteis para a pesquisa em psicologia, as organizadoras Marília Silveira, Marcia Moraes e Laura Cristina de Toledo Quadros procuram reunir experiências que adubam o solo do PesquisarCOM no campo da Psicologia Social. Experiências que conversam e escrevem com pessoas, com bichos, com textos, e contam histórias, muitas histórias, porque se sabe que elas são capazes de povoar o mundo e cada uma de nós, e cada um dos capítulos diz isso de um modo muito singular.
Prefácio
Introdução
Sobre as/os autoras/es
Laura Cristina de Toledo Quadros
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (PPGPS-UERJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), contemplada pelo Prodocência, onde atua ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. É coordenadora do projeto de extensão (UERJ) COMtextos: arte e livre expressão na abordagem gestáltica, no qual atua com recursos artísticos expressivos em trabalhos voltados para a população em situação de vulnerabilidade social e também com crianças, adolescentes e mulheres. É coordenadora adjunta do Laboratório Gestáltico: configurações e práticas contemporâneas, nos quais desenvolve atividades extensionistas voltadas para temas contemporâneos que emergem da necessidade da comunidade. Suas principais áreas de interesse referem-se à formação do psicólogo e à investigação clínica, especialmente com mulheres, crianças, adolescentes e jovens, fundamentada na abordagem Gestáltica e na Teoria ator-rede. Suas pesquisas perpassam o campo da psicologia e estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), feminismos e clínica gestática. Possui longa trajetória na docência superior (graduação e pós-graduação), na prática clínica em diversos segmentos, na pesquisa e mantém-se curiosa pelas artesanias de vida.
Marcia Moraes
Doutora em Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). É Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu – mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, psicologia e estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), feminismos e estudos da deficiência. É mãe de um filho, nascido no ano de 1995, quando ainda cursava o doutorado na PUC/SP. Desde o ano de 2003 vem realizando pesquisas no campo da deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos CTS, em particular pela teoria ator-rede. É bolsista da Faperj / Cientista do Nosso Estado.
Marília Silveira
Possui graduação em Psicologia – Habilitação: Formação de Psicólogos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2016). Foi consultora UNESCO na Secretaria Estadual de Saúde do RS entre 2013 e 2014 trabalhando na implementação da Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação como ferramenta da Linha de Cuidado em Saúde Mental no estado do RS. Realizou o Pós-doutorado (com bolsa PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (2017-2020). Foi Professora Visitante no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (2021-2022). É professora colaboradora no PPG de Psicologia da UFAL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental coletiva, pesquisarCOM, escrita, narrativas, feminismos interseccionais, antirracistas e anticapacitistas.
ISBN: 9786587079929
Formato: 15,5x23cm | 224 páginas | Peso: 0,361kg
Acabamento: Brochura
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