Psicometria - Teoria dos testes na psicologia e na educação - Sinopsys Editora
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Psicometria - Teoria dos testes na psicologia e na educação

Psicometria - Teoria dos testes na psicologia e na educação

Luiz Pasquali

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Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

A primeira obra completa técnica sobre a psicometria clássica e moderna escrita em português. Ela trata da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) de uma forma técnica, mas adaptada ao leitor que não possui sofisticação em estatística e matemática.


É um livro de capacitação para os pesquisadores em psicologia e educação, bem como em todas as áreas nas quais são desenvolvidos e utilizados instrumentos para a pesquisa científica e para a atuação profissional.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Introdução



Capítulo 1 – Origem e histórico da Psicometria


1. Introdução


2. Origem da Psicometria

2.1 Apanhado histórico

2.2 Os testes psicológicos



Capítulo 2 – Teoria da Medida


1. Introdução: Ciência e Matemática

2. A natureza da medida


3. A base axiomática da medida

3.1 Axiomas do sistema numérico

3.2 Axiomas da medida


4. Níveis da medida (Escalas de medida)


5. Formas e unidades de medida

5.1 Formas de medida

5.2 Unidades de medida


6. A medida em ciências psicossociais

6.1 Medida por lei

6.2 Medida por teoria


7 – O Problema do erro

7.1 Conceito de erro

7.2 Tipos de erro

7.3 A teoria do erro


8 – Importância da medida

8.1 Precisão

8.2 A Simulação

Conclusão



Capítulo 3 – A medida psicométrica


1. Introdução

2. Comportamento vs. traço latente

3. Traço latente

4. Sistema

5. Propriedade

6. Magnitude

7. O problema da representação comportamental

7.1 – Os parâmetros individuais dos itens

7.2 – Parâmetros do teste (grupo de itens)



Capítulo 4 – Os modelos da Psicometria: TCT e TRI


Introdução



I – O modelo da Psicometria Clássica


1. Introdução

2. O modelo


3. Derivações do modelo

3.1 – A média dos escores

3.2 – A variância dos escores

3.3 – A correlação entre os escores



II – O modelo da Psicometria Moderna: TRI


1. A TRI e a TCT


2. Características da TRI

2.1 A teoria da TRI

2.2 Pressupostos da TRI


3. Modelos da TRI

3.1 – Modelo logístico de 1 parâmetro

3.2 – Modelo logístico de 2 parâmetros

3.3 – Modelo logístico de 3 parâmetros


4. Determinação dos parâmetros de itens e de aptidões


5. Ajuste do modelo (Model – Data Goodness-of-fit)

5.1 – O qui quadrado (X2)

5.2 – Análise dos resíduos


6. Invariância dos parâmetros


7. Aplicações da TRI

7.1 – Banco de itens

7.2 – Testes sob medida (computerized adaptive testing – CAT)



Capítulo 5 – Análise dos itens Introdução


I – Análise teórica dos itens

II – Análise empírica dos itens


Introdução


A – A análise gráfica dos itens

B – A análise algébrica dos Itens


B1 – Unidimensionalidade dos Itens

1. Unidimensionalidade baseada na análise fatorial

2. Unidimensionalidade baseada na Teoria de Resposta ao Item

3. Unidimensionalidade baseada na análise fatorial Full Information


B2 Dificuldade dos itens


B3 – Discriminação dos itens

3.2.1 – Grupos-critério

3.2.2 – Correlação item total

3.2.3 – Avaliação crítica do cálculo da discriminação pela TCT


B4 – Validade dos itens

4.1 – Correlação item e critério

4.2 – A carga fatorial

4.3 – Função de informação do item


B5 – Algumas relações entre parâmetros dos itens e do teste

B6 – Vieses de resposta


Conclusão



Capítulo 6 – Validade dos testes


1. Introdução


2. Validade de construto

2.1 – O erro de estimação

2.2 – Análise da representação

2.3 – Análise por hipótese

2.4 – A curva de informação da TRI

2.4.1 – Função de informação do teste

2.4.2 – Ponderação dos itens

2.4.3 – Função da eficiência relativa


3. Validade de critério

4. Validade de conteúdo



Capítulo 7. Fidedignidade dos testes


I – A teoria


II – Técnicas de estimação do coeficiente de fidedignidade


1. Os delineamentos


2. Técnicas estatísticas

2.1 – A correlação

2.2 – Coeficientes alfa

2.3 – Estimação da fidedignidade de uma bateria de testes


3. Casos específicos

3.1 – Estimação do escore verdadeiro

3.2 – Estimação da precisão das diferenças


III – Fatores que afetam a fidedignidade


1. Variabilidade da amostra de sujeitos

2. Comprimento do teste



Capítulo 8. Normatização dos testes Introdução


I – Padronização das condições de administração dos testes psicológicos


1. O material de testagem


2. Aplicação dos testes psicológicos (O ambiente de testagem)

2.1 – Administração dos testes

2.2 – Comportamento e vieses do examinador

2.3 – O direito dos testandos

2.4 – Sigilo e divulgação dos resultados



II – Normatização dos Testes Psicológicos


1. Normas de desenvolvimento

1.1 – A idade mental

1.2 – Série escolar

1.3 – Estágio de desenvolvimento


2. Normas intragrupo

2.1 – Posto percentílico

2.2 – Escore padrão

3. Normas referentes a critério

3.1 – Testes referentes a critério

3.2 – Tabelas de expectância


4. Normatização na TRI

5. Expressão dos escores em faixas


Capítulo 9 – Equiparação de escores Introdução


1. Os delineamentos

1.1 – Um grupo único contrabalançado

1.2 – Grupos randômicos (equivalentes)

1.3 – Grupos não equivalentes com teste de ancoragem


2. Os métodos

2.1 – Métodos lineares

2.1.1 – Equiparação pela média

2.1.2 – Equiparação linear

2.1.3 – O caso do teste de ancoragem


CONHEÇA O AUTOR


Luiz Pasquali


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9788532628893
Formato: 16x23 cm | 392 páginas | Peso: 555g.

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