POR QUE LER ESSE LIVRO?
Aborda intersetorialidade, atuação compartilhada com as famílias, a promoção de saúde nas escolas e estas como espaço privilegiado de sociabilidade e de intervenção psicossocial.
Discute a redução de danos na adolescência relacionada a drogas, racismo e saúde mental, interfaces e parcerias do cuidado e o trabalho colaborativo com a atenção básica.
Aborda também vulnerabilidade social nas cenas urbanas de consumo de drogas, medidas socioeducativas e o impacto da pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes.
SINOPSE
Este livro apresenta temas e debates relevantes para o cuidado e a atenção psicossocial em suas diferentes dimensões: propostas de intervenção, construção e fomento da rede de cuidado intersetorial, identificação das principais problemáticas apresentadas por crianças e adolescentes, cuidado familiar, formação de profissionais para a área. Aborda os principais desafios inerentes ao campo, bem como a defesa de políticas sociais que garantam direitos, exercício da cidadania e uma pacífica e inclusiva relação sociocultural com a diversidade.
SUMÁRIO
Prefácio - Pedro Gabriel Delgado................................................................XVII
Apresentação......................................................... XXI
PARTE I ELEMENTOS PARA A COMPOSIÇÃO DO CUIDADO
COMPROMETIDO COM A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1. Atenção psicossocial e intersetorialidade: entre o lugar do saber
e o saber do lugar.....................2
2. Crianças, adolescentes e suas famílias: proposições para práticas
comprometidas com o encontro .........21
3. Atenção psicossocial e promoção da saúde mental nas escolas .........35
4. Professores, escola e saúde mental infantojuvenil: elementos para reflexão .....48
5. Adolescência e drogas: uma visada a partir da redução de danos...........................61
6. Racismo e saúde mental: reflexões sobre cuidados antirracistas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil .............77
7. Políticas do encontro: o menino e as fendas nos "homens-que-somos"................91
8. De quem é a crise? Contribuições para a atenção psicossocial de crianças e adolescentes................ 106
PARTE II O DISPOSITIVO CAPSij: PRODUÇÃO DO CUIDADO
NOS SERVIÇOS ESTRATÉGICOS
9. Reflexões sobre a gestão de Centros de Atenção
Psicossocial Infantojuvenis ............................. 126
10. A função terapêutica do conviver e do brincar: o dispositivo da
ambiência nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis.... 141
11. Presença, espaço e tempo: compartilhar experiência como um modo de pensar a clínica no CAPSij em uma perspectiva winnicottiana..... 155
12. Possibilidades de cuidado e reflexões sob a perspectiva da atenção psicossocial: o transtorno do espectro autista nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis ............................ 168
13. O processo de alta na atenção à saúde mental de crianças e adolescentes: reflexões teórico-práticas ..................... 188
PARTE III TERRITÓRIOS, ARTICULAÇÕES E OUTROS DESAFIOS PARA O
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
14. O cuidado em saúde mental infantojuvenil na atenção básica à saúde: singularidades territoriais........................... 204
15. O sofrimento psíquico das famílias e as abordagens territoriais no SUS: uma análise das memórias da práxis dos trabalhadores......... 222
Sumário XV
16. A rede de cuidados a crianças e adolescentes que fazem uso
problemático de álcool e outras drogas na Cracolândia - SP........ 241
17 Medidas socioeducativas em meio aberto: diálogos possíveis e necessários ... 256
18. Promoção da saúde mental de crianças e adolescentes na pandemia da Covid-19: um relato de experiência................... 269
Índice remissivo ............................................... 289
SOBRE O AUTOR
Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes - Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua com pesquisa, ensino e extensão na perspectiva da saúde mental e atenção psicossocial junto às crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e suas famílias.
Bruna Lidia Taño - Terapeuta Ocupacional. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realiza ações de ensino, pesquisa e extensão nos campos da saúde mental de crianças e adolescentes, dos direitos humanos e em abordagens centradas nos territórios e comunidades.
Maria Fernanda Barboza Cid - Professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Realiza ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde mental de crianças e adolescentes. Pós-doutora em Educação Inclusiva pela Universidade de Vigo/Espanha.
Thelma Simões Matsukura - Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Sênior do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (UFSCar). Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Pós-doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e pela Universidade Degli Studi Di Perugia (UNIPG) - Itália.
ESPECIFICAÇÕES
Largura 15,5 cm | Altura 22,5 cm | Profundidade (lombada) 1,5 cm
Número de páginas 320
Encadernação Brochura
Ano de publicação 2021