Terapia cognitivo-comportamentais: Estudos de casos na infância - Sinopsys Editora
0
Terapia cognitivo-comportamentais: Estudos de casos na infância

Terapia cognitivo-comportamentais: Estudos de casos na infância

Juliana Vieira Almeida Silva, Rafaela Dias Matavelli

ESGOTADO

SINOPSE

O presente livro engloba o trabalho de diversos psicólogos experientes, num mergulho profundo entre a autenticidade de histórias clínicas., trazendo a possibilidade de um olhar mais sensível para os aspectos relacionados à “dor emocional” de cada criança atendida.


Seguimos a premissa dos pilares ligados a prática e teoria na construção de uma metodologia ligada ao saber no desenvolvimento de técnicas e/ou instrumentos de avaliação, sendo que a psicologia permeia o centro dos estudos e conhecimentos desse livro. Tal é lisonjeiro para nós psicólogos, mas traz a responsabilidade de chamar a atenção para a importância do rigor no desenvolvimento do uso das técnicas e práticas ligadas aos casos clínicos.


O livro é composto de 7 capítulos no qual traz diferentes temáticas, desde uma breve introdução sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental, uma revisão sistemática sobre o transtorno de estresse pós-traumático infantil e estudos de casos que se percebe uma dificuldade de encontrar em diferentes obras como: deficiência intelectual e transtorno específico da aprendizagem; transtorno de eliminação encoprese; transtorno da eliminação enurese; transtorno do espectro autista; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.



CONHEÇA O SUMÁRIO


01 - Introdução a terapia cognitivo-comportamental


02 - Intervenções psicológicas em sintomatologias predominantes de transtorno de estresse pós-traumático infantil: uma revisão sistemática de casos clínicos


03 - Comprometimento escolar: um caso de deficiência intelectual e transtorno específico da aprendizagem


04 - Cocô em qualquer lugar? Um estudo de caso sobre o transtorno de eliminação encoprese


05 - Pipi ansioso: um estudo de caso sobre transtorno da eliminação enurese


06 - Desafios clínicos do transtorno do espectro autista em crianças


07 - Um estudo de caso na análise do comportamento sobre TDAH: não posso perder, jamais!!!



CONHEÇA AS AUTORAS


Juliana Vieira Almeida Silva

Graduação em Psicologia (2001) e possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Pós-doutora em Psicologia na Universidade do Algarve. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista. Psicóloga Clínica com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema. Professora da Universidade do Vale do Itajaí, Sinergia Sistema de Ensino, SOCIESC, da Pós- Graduação UNIASSELVI, SENAC, SENSUS, Instituto Educar, PUC e ArtMed. Tem experiência na área de Psicologia e Administração, bem como artigos publicados, capítulos de livros, livros e jogos terapêuticos. Membro da Associação de Terapias Cognitivas- SC; Fundadora e Presidente do Instituto Brasileiro de Terapia Cognitiva-Comportamental. Revisora de Periódicos e Editora-chefe da Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (Portugal). Tem experiência na área de Psicologia, bem como organização de livros, artigos publicados, capítulo de livros, livros e recursos terapêuticos.


Rafaela Dias Matavelli

Doutora em Psicologia pela Universidade do Algarve, sendo aprovada com a classificação máxima de Muito Bom com distinção e Louvor (UALG, Portugal), tendo como proposta de tese: A Psicologia Positiva no estudo do impacto Psicológico da crise financeira; sendo orientada pelos Professores Doutores Saul Neves de Jesus (UALG-Portugal) e Patrícia Pinto (UALG- Portugal). Revalidação do título em andamento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), Lisboa, Portugal, no qual realizou um estudo sobre Associação entre preferência intertemporal e impulsividade. Possui Graduação em Psicologia, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2008), Lisboa, Portugal. Possui Revalidação do curso pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Conceito CAPES: 5), com o grau equivalente ao de Formação de Psicólogo. Tem experiência na área da Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo -Comportamental, bem como em Psicometria, testes psicológicos, entrevista e avaliação. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Social. Tem experiência na área da Psicologia Educacional, referente ao trabalho e realizado na Secretaria Municipal de Educação, do estado do Rio de Janeiro, bem como, pela sua formação pelo Instituto Helena Antipoff, na área de Educadores de Crianças com Necessidades Educativas Especiais e Dificuldade de Aprendizagem. Trabalhou como professora universitária no curso de Psicologia, onde ministrou aulas de Matrizes Psicológicas e Psicologia Escolar I em Joinville SC. Efetuou um estágio doutoral Erasmus + na University of East London (Reino Unido). De 2019 a início de 2020 ministrou um programa b-learning de competências para a vida (Soft Skills) na Universidade do Algarve. Atualmente é investigadora do Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics (CIEO) Universidade do Algarve e Professora nas Faculdades Esucri.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786584793316

Formato: 21x14cm | 100 páginas | Peso:0,212kg

Acabamento: Brochura

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?