Baralho para ansiedade de provas: estratégias para lidar com situações de avaliação - Sinopsys Editora
0
Produto sinopsys
Baralho para ansiedade de provas: estratégias para lidar com situações de avaliação

Baralho para ansiedade de provas: estratégias para lidar com situações de avaliação

Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo

R$ 154,40  no PIX
7 x de R$ 27,57 sem juros

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Situações de avaliação acadêmica ou escolar tendem a gerar ansiedade. Nesse contexto, saber lidar com esse estressor típico é importante para desfechos em saúde física e mental e, consequentemente, para o desempenho acadêmico do estudante. Procurando colaborar para alterar quadros de ansiedade, Luiz Ricardo Vieira Gonzaga e Sônia Regina Fiorim Enumo propõem o Baralho para ansiedade de provas. O material propõe estratégias que auxiliam na promoção de comportamentos mais adaptativos para o contexto de provas. É um recurso útil e lúdico, empiricamente embasado, para estudantes e profissionais da área clínica e educacional.


Este baralho dispõe de formulários digitais



PÚBLICO-ALVO


Adolescentes e adultos.


O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO


Folheto educativo

Manual


Carta para psicoeducação: 1

Cartas com situações-problema: 16

Cartas de estados emocionais: 21

Cartas de indicadores fisiológicos e psicofisiológicos da ansiedade de provas: 21

Cartas de pensamentos disfuncionais em situações de provas: 34

Cartas de pensamentos funcionais/alternativos em situações de provas (cartas coringa): 15

Cartas de comportamentos mal-adaptativos/disfuncionais em situações de provas: 23

Cartas de comportamentos adaptativos/funcionais em situações de provas (cartas coringa): 15

Cartas ilustrativas: 5


DIFERENCIAIS DA OBRA


Este material é importante para que psicólogos e educadores possam compreender o processo de ativação psicofisiológica da ansiedade de provas, ensinando estratégias comportamentais, cognitivas e de regulação emocional para os estudantes e pacientes ansiosos por provas. O desenvolvimento deste baralho, devidamente validado e elaborado de acordo com o modelo cognitivo da ansiedade, partiu de uma necessidade clínica e de intervenção nesta área, que se encontra desamparada. Seu intuito é reduzir os efeitos negativos da ansiedade de provas, bem como melhorar o desempenho cognitivo em indivíduos ansiosos por elas. No contexto brasileiro, a literatura é incipiente na área, apesar da influência e da importância do assunto quando se abordam variáveis como rendimento acadêmico e motivação escolar.


CONHEÇA OS AUTORES


Luiz Ricardo Vieira Gonzaga

Psicólogo, com licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).


Sônia Regina Fiorim Enumo

Psicóloga, licenciada e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Avaliação Assistida de Crianças com Deficiência Visual pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786555710083

Formato: 17,5x25 cm | 60 páginas (manual) 151 cartas | Peso: 487g.

Acabamento: Capa dura

Ano: 2021

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?