Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências - Sinopsys Editora
0
Produto sinopsys
Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências

Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências

Janaína Bianca Barletta, Everton Poubel Santana, Fabiana Vieira Gauy

R$ 154,40  no PIX
7 x de R$ 27,57 sem juros

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Partindo do entendimento de que para o aprimoramento das competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC), devido às suas especificidades, é importante utilizar estratégias educativas específicas, incluindo atividades ativas e formativas, foi criado o Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais. Recurso criado para ajudar você a superar os desafios complexos do treinamento e supervisão de terapeutas.


O Baralho objetiva auxiliar os supervisores clínicos ou professores/facilitadores na realização de atividades pedagógicas, como as estratégias ativas e experienciais, para favorecer a aprendizagem dos conhecimentos, habilidades e atitudes por terapeutas em diferentes níveis de desenvolvimento profissional. Visa, também, qualificar o aprendizado e aprimorar as competências clínicas em TCC de maneira flexível, divertida e contextualizada


O baralho possui ainda uma versatilidade, podendo ser adaptado conforme as metas educativas da supervisão ou do programa de treinamento. Além dos casos apresentados, é possível especificar as características de cada um, incluindo barreiras, dificuldades e/ou dicas de atuação clínica, tornando os casos mais ou menos complexos de acordo com a proposta.


Este baralho dispõe de formulários digitais.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Apresentação


Treino de competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental

Instruções para aplicação do Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais

Referências


Apêndices


Apêndice 1 - Casos clínicos

Casos clínicos de baixo nível de complexidade

Casos clínicos de nível médio de complexidade

Casos clínicos de alto nível de complexidade


Apêndice 2 - Informações complementares aos casos

Casos clínicos de baixo nível de complexidade

Casos clínicos de nível médio de complexidade

Casos clínicos de alto nível de complexidade


PÚBLICO-ALVO


Supervisores clínicos e professores de terapia cognitivo-comportamental.


7 Motivos para adquirir o seu!


1. Auxilia o trabalho dos supervisores clínicos, sendo um recurso de suporte para a aprendizagem dos conceitos tanto práticos quanto teóricos da TCC;

2. Potencializa o desenvolvimento das competências clínicas necessárias para ser um terapeuta da TCC;

3. Facilita o entendimento das estratégias da terapia cognitivo-comportamental, possibilitando atividades que promovam a aprendizagem;

4. Promove o desenvolvimento profissional através de atividades pedagógicas que fomentam as habilidades e atitudes fundamentais para um bom trabalho em TCC;

5. Propõe estratégias que envolvem diferentes níveis de complexidade, com intervenções ativas e experienciais, abrangendo as diferentes fases do processo terapêutico;

6. Pode ser utilizado em um workshop ou em um treinamento pontual de habilidades específicas;

7. Seu potencial de uso envolve auxílio em um processo de formação mais amplo e complexo.


Baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais: desenvolvendo competências e metacompetências


O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE BARALHO


Casos clínicos

6 cartas: Baixo nível de complexidade

6 cartas: Nível médio de complexidade

6 cartas: Alto nível de complexidade


Habilidades e objetivos

7 cartas: Fase inicial do processo terapêutico

12 cartas: Fase intermediária do processo terapêutico

6 cartas: Fase final do processo terapêutico


Reflexões

21 cartas


Dicas

16 cartas: Fase inicial do processo terapêutico

10 cartas: Fase intermediária do processo terapêutico

6 cartas: Fase final do processo terapêutico


Cartas Coringas

27 cartas


DIFERENCIAIS DA OBRA


É o primeiro material/baralho para treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais no mercado. Envolve os elementos essenciais para o desenvolvimento de habilidades clínicas.


CONHEÇA OS AUTORES


Janaína Bianca Barletta

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em psicologia pela UnB. Terapeuta cognitivo-comportamental com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Possui título de especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), de especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Centro de Estudos Superiores Silvio Romero (FCMMG/CESSR), de especialista em psicologia clínica e da saúde pela UnB. Pesquisadora de pós-doutorado em psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP) com foco no treinamento de terapeutas e supervisores. Treinadora e supervisora de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde mental na abordagem cognitivo-comportamental.


Everton Poubel Santana

Psicólogo pelo Centro Universitário IBMR (UNI-IBMR). Especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e terapeuta cognitivo-comportamental certificado pela FBTC. Especializando em sexualidade humana pelo Child Behavior Institute (CBI) of Miami e colaborador no Núcleo de Disfunções Sexuais do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como psicólogo no atendimento a adolescentes, adultos e casais na abordagem cognitivo-comportamental, em terapia do esquema e em terapia comportamental dialética.


Fabiana Vieira Gauy

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutora em psicologia clínica pela USP. Mestre em psicologia do desenvolvimento pela UnB. Terapeuta cognitivo-comportamental com treinamento pelo Instituto de Beck. Treinadora e supervisora de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde mental na abordagem cognitivo-comportamental.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786555710700

Formato: 17,5x25 cm | 88 páginas (manual) 123 cartas | Peso: 525g.

Ano: 2022

_Veja também_

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?