A meditação pode favorecer a criatividade, diz estudo. - Sinopsys Editora
0

A meditação pode favorecer a criatividade, diz estudo.

28 de Setembro de 2015

Certas técnicas de meditação podem promover o pensamento criativo, mesmo se você nunca meditou antes. Este é o resultado de um estudo realizado pelo psicólogo cognitivo Lorenza Colzato e Dominique Lippelt na Universidade de Leiden, publicado em Mindfulness.
O estudo é uma clara indicação de que você não precisa ser um praticante experiente para lucrar mais com a meditação. Os resultados suportam a crença de que a meditação pode ter uma influência duradoura sobre a cognição humana, incluindo a forma como nós concebemos novas ideias. Além dos meditadores experientes, também novatos podem lucrar com a meditação.

Mas os resultados demonstram que nem todas as formas de meditação têm o mesmo efeito sobre a criatividade. Pessoas testadas tiveram melhor desempenho no pensamento divergente (pensar muitas soluções possíveis para um determinado problema) após o exercício da meditação aberta (prática de receptividade a cada pensamento e sensação). Os investigadores não notaram esse efeito sobre o pensamento divergente após a meditação de atenção concentrada (concentrando-se em um pensamento ou objeto em particular). 

Quarenta indivíduos participaram do estudo, que fez uso da prática de meditação por 25 minutos antes da realização de tarefas de pensamento. Havia tanto meditadores experientes quanto pessoas que nunca meditaram antes. O estudo investigou a influência de diferentes tipos de técnicas de meditação sobre os dois ingredientes principais de criatividade:
O pensamento divergente permite que muitas novas ideias sejam geradas. Ele é medido utilizando o chamado método alternativo, no qual os participantes são obrigados a pensar nos muitos usos possíveis para um determinado objeto, como uma caneta.
O pensamento convergente, por outro lado, é um processo pelo qual uma solução possível para um problema em particular é gerada. Esta é medida através da busca de relação entre três palavras não relacionadas, apresentadas aos participantes, tais como as palavras "tempo", "cabelo" e "esticar". Os participantes são então convidados a identificar o elo comum: neste caso, seria "longo".
FONTE: Universidade de Leiden. (2014, 28 de outubro). Meditation makes you more creative, study suggests. Science Daily . Acessado 07 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2014/10/141028082355.htm

Outras do Blog

Tags

Mindfulness, Criatividade, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?