A `realidade virtual` e o tratamento do alcoolismo. - Sinopsys Editora

0

A `realidade virtual` e o tratamento do alcoolismo

19 de Agosto de 2015

Uma forma de terapia "de realidade virtual" pode ajudar as pessoas com dependência de álcool a reduzir o seu desejo pela bebida, sugere um novo estudo. Os resultados, publicados na edição de julho da Revista de Estudos sobre Álcool e Drogas, vêm de um estudo pequeno de apenas 10 pacientes. Mas os pesquisadores disseram que estão otimistas sobre o potencial da realidade virtual como uma terapia para transtornos por abuso de álcool. "Esta tecnologia já é popular nas áreas de psicologia e psiquiatria", disse o pesquisador sênior Doug HyunHan, MD, Ph.D., do Hospital Universitário de Chung-Ang, em Seul, Coreia.
A Terapia Virtual da realidade tem sido usada para tratar fobias e transtorno de estresse pós-traumático, disse Han. A ideia é expor as pessoas a situações que provocam medo e ansiedade, em um espaço seguro e controlado. Então, esperançosamente, elas aprendem a gerenciar melhor essas situações na vida real. Pouco é conhecido sobre se a realidade virtual pode ajudar com os transtornos por uso de substâncias. Mas houve alguma evidência de que ela pode reduzir o desejo das pessoas para o tabaco e o álcool, de acordo com Han.
Para o novo estudo, sua equipe recrutou 12 pacientes em tratamento para dependência de álcool. Todos passaram por um programa de desintoxicação de uma semana para, em seguida, realizarem 10 sessões de terapia de realidade virtual - feitas duas vezes por semana durante cinco semanas.
As sessões envolveram três cenas virtuais diferentes - uma em um ambiente relaxante; outra em uma situação de "alto risco", na qual os pacientes estavam em um restaurante onde outras pessoas estavam bebendo; e uma terceira em situação "aversiva". Nessa cena de aversão, os pacientes foram cercados pela visão de pessoas ficando doentes por excesso de álcool.
Antes de iniciarem o programa, todos os pacientes foram submetidos à tomografia por emissão de pósitrons (PET) e tomografia computadorizada (TC) do cérebro, o que permitiu que os pesquisadores estudassem o metabolismo do cérebro dos pacientes. Descobriu-se que, em comparação com um grupo de pessoas saudáveis, os pacientes dependentes de álcool tinham um metabolismo mais rápido no circuito límbico do cérebro - o que indica uma maior sensibilidade aos estímulos, como o álcool. Após a terapia de realidade virtual, no entanto, a imagem se alterou. O metabolismo do cérebro acelerado dos pacientes tinha abrandado - o que, segundo Han, sugere um desejo diminuído para o álcool.
De acordo com Han, a terapia é uma abordagem promissora para tratar a dependência do álcool. Isso em parte porque coloca os pacientes em situações semelhantes à vida real e exige a sua participação ativa, disse ele.  No entanto, maiores estudos a longo prazo ainda são necessários para mostrar se a realidade virtual, em última análise, ajuda os pacientes a permanecerem abstinentes e evita recaídas.
FONTE: Jornal de Estudos sobre Álcool e Drogas. (2015, 24 de junho). Could `virtual reality` treat alcoholism?. Science Daily . Acessado 24 de junho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/06/150624071012.htm

Outras do Blog

Tags

Álcool, Dependência, Bebida alcoólica, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69