A Terapia Cognitiva Processual e suas técnicas. - Sinopsys Editora
0

A Terapia Cognitiva Processual e suas técnicas.

31 de Julho de 2014

Já ouviram falar em Terapia Cognitiva Processual (TCP) a abordagem desenvolvida pelo Professor Dr. Irismar Reis de Oliveira que trabalha com três níveis e em três fases na formulação do caso? A TCP se estrutura através de um tribunal, onde paciente e terapeuta interpretam os diferentes papéis a fim de questionar as crenças nucleares que o paciente tem sobre si.

"Terapia Cognitiva Processual e a eficácia do Registro de Pensamento com Base no Processo no modificação de crenças nucleares disfuncionais e autocrítica. "

Irismar Reis de Oliveira, Curt Hemmany, Vania B. Powell, Thais D. Bonfim, Érica P. Duran, Nilma Novais, Michella Velasques, Elaine Di Sarno, Gledson L. Alves, Joici A. Cesnik e Grupo Brasileiro de Estudos em RPBP.

Neste estudo o foco é a técnica do Registro de Pensamento com Base no Processo (RPBP) e a sua eficácia no tratamento. Todos os terapeutas que participaram deste estudo estavam aplicando pela primeira vez a técnica. A ferramenta utilizada é um registro dividido em sete colunas organizado pelo terapeuta e paciente em forma de um "julgamento judicial" para acumular fatores pró e contra as crenças nucleares disfuncionais e ativar crenças que possam ajudar mais o paciente. Também foi utilizada a técnica da cadeira vazia, onde é colocada uma cadeira vazia no consultório. Por vezes o paciente se coloca em um ou outro lugar, para então argumentar e contra-argumentar sobre determinada crença.

Participaram deste estudo 166 candidatos e 32 terapeutas. Esta pesquisa tem caráter naturalístico observatório do primeiro uso do RPBP. Para participar do estudo os pacientes deveriam ter acima de 18 anos, saber ler e escrever e nenhum contato com o RPBJ. Os participantes são de grandes capitais brasileiras. Todos os terapeutas passaram pelo treinamento de TCP.

Os resultados demonstram que com o passar dos sete passos do RPBP o número de crédito que o sujeito dá para a crença e o número da emoção, diminuem gradualmente. Com os elementos apresentados é possível verificar estatisticamente a efetividade do uso do instrumento. Não houveram diferenças significativas entre o RPBP e a "Cadeira Vazia". No artigo é possível encontrar as diferenças entre cada uma das etapas do RPBP sendo elas significativas ou não.

Para saber mais sobre TCP: http://www.trial-basedcognitivetherapy.com/
index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=54&lang=pt

Artigo: http://journals.cambridge.org/download.php?
file=/CNS/CNS17_01/S1092852912000399a.pdf&code=9b479ebf
09f7a82479829c68c457666d


Outras do Blog

Tags

Terapia, Processual, Técnicas, TCP, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?