Abril Azul e a importância da conscientização sobre autismo - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Abril Azul e a importância da conscientização sobre autismo

Abril Azul e a importância da conscientização sobre autismo

08 de Abril de 2025

Este mês é marcado pela campanha Abril Azul, que reforça a necessidade de ampliar a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e promover uma sociedade mais inclusiva.


A iniciativa tem relação direta com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).


Popularmente chamado de autismo, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que engloba uma variedade de sintomas e graus de severidade.


Cada vez mais diagnosticado na infância, atinge uma em cada 36 crianças de 8 anos (2,8%) segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos.


Portanto, cabe a todos, sem exceção, compreender essa realidade que se apresenta das mais diversas formas nas famílias, nas escolas e nos demais contextos sociais.


Diagnóstico


Os critérios diagnósticos do TEA englobam déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.


Sinais de autismo podem ser percebidos já nos primeiros anos de vida do bebê, como falta de contato visual, desinteresse por interações sociais e atraso na linguagem. A atenção dos pais ou outros responsáveis, portanto, é fundamental para o diagnóstico e tratamento precoces.


Causas


Não há uma etiologia específica para o transtorno, mas a linha principal é a genética embora os pesquisadores ainda não tenham descoberto a sequência de genes que contribui para o autismo.


Também existem fatores relacionados à gestação, como, por exemplo, infecções por patógenos, baixa vitamina D e problemas sistêmicos, que podem afetar o desenvolvimento neurológico fetal e, com isso, prejudicar seu pleno funcionamento.


O aumento do número de casos de TEA nos últimos anos pode estar relacionado a questões como a melhoria no diagnóstico quanto aos critérios usados e profissionais mais bem treinados.


Por outro lado, ainda falta uma maior integração entre as partes envolvidas, incluindo famílias, escolas e setor da saúde, para que a inclusão, o tratamento de qualidade e até mesmo a prevenção se tornem uma realidade de fato.


Promoção


Até o dia 30 deste mês, a Sinopsys Editora está com sua promoção do Abril Azul, com uma seleção de materiais exclusivos sobre o tema e a disponibilização do cupom “AUTISMO”, com desconto válido para todos os produtos do site.


Um dos livros da seleção é ‘Transtorno do espectro autista: histórias terapêuticas para trabalhar com crianças’, de autoria da psicóloga Sonia Moretti.


A técnica terapêutica apresentada na publicação foi utilizada pela autora no trabalho em consultório com crianças com TEA.


Esses pacientes tinham dificuldade de se colocar no lugar do outro e não conseguiam perceber seus comportamentos inadequados. No entanto, por meio de suas próprias histórias, passaram a identificar e moldar seu comportamento para melhor.




Outras do Blog

Tags

Abril Azul, autismo, transtorno do espectro autista, TEA, inclusão, transtorno do neurodesenvolvimento, desenvolvimento infantil

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos
O que deseja fazer agora?