Adolescentes expostos a mais estressores aumentam o risco de depressão? - Sinopsys Editora
0

Adolescentes expostos a mais estressores aumentam o risco de depressão?

23 de Janeiro de 2015

A adolescência é muitas vezes um momento turbulento, marcado por um aumento substancial dos índices de sintomas depressivos, especialmente entre as meninas. Nova pesquisa indica que essa diferença de gênero pode ser o resultado de meninas serem expostas a mais eventos estressantes interpessoais, tornando-as mais propensas a ruminar, e contribuindo para o risco de depressão.

"Os resultados deste estudo chamam a atenção para o importante papel do estresse como um fator causal no potencial desenvolvimento de vulnerabilidades a depressão, principalmente entre as meninas", diz a pesquisadora de psicologia e principal autora do estudo, Jessica Hamilton, da Universidade de Temple, na Filadélfia, EUA.

A pesquisa mostrou que as vulnerabilidades cognitivas associadas à depressão são estilo cognitivo negativo e ruminação, que surgem durante a adolescência. Adolescentes que tendem a interpretar os acontecimentos de forma negativa (estilo cognitivo negativo) e que tendem a se concentrar em seu humor deprimido após tais eventos (ruminação) estão em maior risco de depressão.

Os pesquisadores examinaram dados de 382 adolescentes norte-americanos que participam de um estudo longitudinal. Os adolescentes responderam a instrumentos de autorrelato avaliando vulnerabilidades cognitivas e sintomas depressivos em uma avaliação inicial, e depois completaram mais três avaliações de acompanhamento, cada uma com espaçamento de cerca de 7 meses.

Como esperado, os adolescentes que relataram níveis mais elevados de estresse interpessoal dependente apresentaram níveis mais elevados de estilo cognitivo negativo e ruminação em avaliações posteriores. Meninas tenderam a apresentar mais sintomas depressivos em avaliações de acompanhamento do que os meninos.

As meninas também haviam sido expostas a um maior número de estressores interpessoais dependentes durante esse tempo, e as análises sugerem que é esta exposição a estressores que manteve os níveis maiores de ruminação em meninas e, assim, o risco de depressão ao longo do tempo.

"Os pais, educadores e médicos devem entender que as meninas mais expostas a estressores interpessoais têm mais risco de vulnerabilidade e depressão", diz Hamilton. "Assim, encontrar maneiras de reduzir a exposição a esses fatores de estresse ou desenvolvimento de formas mais eficazes para responder a esses estressores pode ser benéfico para os adolescentes, especialmente as meninas."

De acordo com Hamilton, o próximo passo será descobrir por que as meninas estão expostas a mais estressores interpessoais: "É algo específico para relações femininas adolescentes? São as expectativas da sociedade para as jovens adolescentes ou a maneira pela qual as jovens são socializadas que as coloca em risco de estressores interpessoais? Estas são perguntas para as quais precisamos encontrar respostas!"

FONTE: Association for Psychological Science. (2014, October 8). Teenage girls exposed to more stressors that increase depression risk. ScienceDaily. Retrieved October 14, 2014 from 
Outras do Blog

Tags

Adolescentes, Stress, Depressão, Riscos, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?