Adolescentes que consomem bebidas energéticas são mais propensos a usar álcool e drogas. - Sinopsys Editora
0

Adolescentes que consomem bebidas energéticas são mais propensos a usar álcool e drogas.

10 de Março de 2014

Quase um terço dos adolescentes norte-americanos consome bebidas com alto teor de cafeína, e esses adolescentes apresentam taxas mais elevadas de consumo de álcool, cigarro ou uso de outras drogas. Os pesquisadores analisaram dados nacionalmente representativos em quase 22 mil alunos do ensino secundário dos EUA (oitavo, décimo e décimo segundo níveis). Os adolescentes participantes do estudo faziam parte dos dados de um estudo da Universidade de Michigan chamado Monitoring the Future, financiado pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas.

Em resposta aos questionários, cerca de 30% dos adolescentes relataram o uso de bebidas energéticas contendo cafeína. Mais de 40% disseram que beberam refrigerantes todos os dias, enquanto 20% bebiam refrigerantes diet diariamente. Os meninos foram mais propensos a usar bebidas energéticas do que as meninas. O uso também foi maior para os adolescentes sem os dois pais em casa e entre aqueles cujos pais possuem nível educacional mais baixo.

Surpreendentemente, os adolescentes mais jovens (oitava série) eram mais propensos a usar bebidas energéticas. Os alunos que usaram bebidas energéticas também foram mais propensos a relatar o uso recente de álcool, cigarros e drogas ilícitas. Entre os grupos etários e com ajuste para outros fatores, adolescentes que usaram bebidas energéticas foram duas ou três vezes mais propensos a relatar o uso de outros tipos de substância, em comparação com aqueles que não usam bebidas energéticas.

Estudos em adultos jovens sugerem que o consumo de bebidas energéticas está associado com o aumento do uso de álcool, maconha e tabaco. Em adultos jovens, as bebidas energéticas têm sido associadas a padrões de comportamento de "sensação de procura ou orientação de risco". As bebidas energéticas são muitas vezes utilizadas em conjunto com o álcool, o que pode mascarar os efeitos intoxicantes do álcool. "O presente estudo indica que o consumo de bebidas energéticas é generalizado entre adolescentes e que os usuários de bebidas energéticas também relatam maior risco para o uso da substância", diz o estudo de Terry-McElrath e colaboradores. Eles enfatizam que o estudo não fornece dados de causa e efeito, mostrando que as bebidas energéticas levam ao abuso de substâncias em adolescentes. No entanto, os pesquisadores acreditam que as descobertas ligando bebidas energéticas ao uso de substâncias em adultos jovens são relevantes para os adolescentes também.

FONTE: Wolters Kluwer Health: Lippincott Williams & Wilkins. (2014, February 4). Teens who consume energy drinks more likely to use alcohol, drugs. Science Daily. Retrieved February 6, 2014 from

www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140204111804.htm

Outras do Blog

Tags

Adolescentes, Drogas, Bebidas, Consumo

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?