Amizades aumentam a chance de recuperação da depressão, diz estudo. - Sinopsys Editora
0

Amizades aumentam a chance de recuperação da depressão, diz estudo.

22 de Janeiro de 2016

Os acadêmicos descobriram que ter amigos pode ajudar os adolescentes a se recuperarem da depressão ou até mesmo evitar o desenvolvimento da depressão. As conclusões são o resultado de um estudo sobre a forma como os adolescentes em um grupo de escolas de ensino médio dos EUA influenciam nos humores uns dos outros. Os acadêmicos utilizaram um modelo matemático para estabelecer se a depressão se espalha de amigo para amigo.

A professora Frances Griffiths, diretora de ciência e sistemas de saúde da Warwick Medical School University, disse: "A depressão é uma grande preocupação de saúde pública mundial. A boa notícia é que descobrimos que um clima saudável entre amigos está vinculado com um risco significativamente reduzido de desenvolvê-la e aumenta a chance de se recuperar de depressão."

"Nossos resultados oferecem implicações para melhorar o humor dos adolescentes. Em particular, eles sugerem a hipótese de que incentivar redes de amizade entre adolescentes poderia reduzir a incidência e prevalência de depressão entre os adolescentes", diz a pesquisadora.

Utilizando dados do Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adulto e do Adolescente, foram avaliados mais de 2.000 adolescentes em uma rede de estudantes americanos de ensino médio. Examinou-se como o humor era influenciado mutuamente com a modelagem da propagação de estados de espírito através de métodos semelhantes aos usados ​​para controlar a propagação de doenças infecciosas. Os indivíduos foram classificados como tendo sintomas depressivos (baixa de humor) ou não deprimidos (humor saudável) de acordo com a pontuação de corte associada a um diagnóstico clínico de depressão. A equipe descobriu que, enquanto a depressão não está no pico, ter amigos suficientes com um humor saudável pode reduzir pela metade a probabilidade de desenvolver, ou o dobro da probabilidade de se recuperar da depressão ao longo de um período de seis a 12 meses.

O modelo matemático utilizado sugere que adolescentes que têm cinco ou mais amigos mentalmente saudáveis ​​têm metade da probabilidade de se tornar deprimidos em comparação com adolescentes com nenhum amigo saudável. E os adolescentes que têm 10 amigos saudáveis ​​têm o dobro da probabilidade de se recuperar de sintomas depressivos em comparação com adolescentes com apenas três amigos saudáveis. O pesquisador Edward Hill, principal autor do trabalho de pesquisa, disse: "Nossos resultados sugerem que a promoção de qualquer amizade entre adolescentes pode reduzir a depressão, já que ter amigos deprimidos não os coloca em risco, mas ter amigos saudáveis ​​oferece proteção e capacidade curativa."

FONTE: University of Warwick. (2015, 19 de agosto). Having friends: Happiness spreads but depression doesn`t. Science Daily. Acessado 04 de setembro de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/08/150819083652.htm

Outras do Blog

Tags

Depressão, Amizade, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?